Notícias

Projeto Meninos da Vila mobiliza cerca de 150 jovens

Marquinho coordena o projeto no Complexo Esportivo da Vila Joaniza cuja meta é formar atletas e cidadãos


Por Nycolas Santana

19/11/2021 - Edição 2068

Centenas de crianças e adolescentes da Vila Joaniza integram o projeto que visa a cidadania e a formação social da comunidade
Centenas de crianças e adolescentes da Vila Joaniza integram o projeto que visa a cidadania e a formação social da comunidade

Um projeto gratuito de futebol ganha destaque nos últimos tempos por proporcionar para crianças da comunidade da Vila Joaniza, no Galeão, a oportunidade de se tornarem craques no esporte. Além disso, promove a inclusão e a cidadania entre os jovens que participam. 

Trata-se do projeto Meninos da Vila, fazendo referência ao nome da comunidade, e funciona há cerca de um ano e quatro meses, coordenado por Marcos Antônio, o Marquinho. As aulas e treinos do projeto são realizados no complexo esportivo da Vila Joaniza, localizado na Rua Setenta e Quatro. 

Marquinho foi jogador de futebol e passou por clubes como CRB e Pavunense, entre outros clubes. Além disso, experiência de 25 anos trabalhando em projetos sociais na Ilha do Governador.

— Aqui na Vila Joaniza sempre acontecem tentativas de implementar projetos de futebol, mas é muito difícil, sobretudo por questões financeiras. No entanto, eu sentia a necessidade no meu coração de que era preciso ter um projeto na comunidade. Graças a Deus conseguimos reunir uma boa equipe tirá-lo do papel — explica Marquinho. 

Atualmente, cerca de 150 crianças e adolescentes participam do Projeto Meninos da Vila, que se dividem em categorias que vão do sub-7 ao sub-17. Os treinamentos acontecem todas as terças, sextas e sábados, pela manhã e tarde.

Os treinamentos são coordenados por Marquinho e acontecem todas as terças, sextas e sábados

O projeto conta com uma equipe de voluntários que faz o acompanhamento de todos os alunos sobre questões como frequência escolar e situações de vulnerabilidade. Para Marquinho, além de ensinar os segredos do esporte, o principal objetivo do projeto é a formação do cidadão. 

— É importante ter esse acompanhamento de perto junto aos pais para a gente poder orientar bem. Na comunidade o jovem fica muito exposto e é muito importante que eles tenham foco e o seu tempo preenchido. O mais importante para a gente é que todos saiam daqui como pessoas de bem — explica Marquinho. 

Para os interessados em participar do projeto, basta entrar em contato pelo telefone 96989-0662.