Notícias

Projeto Guardiões do Rio está de volta

Colônia Z-10, Parque Royal, Praia da Rosa e Bancários serão os primeiros beneficiados


16/04/2021 - Edição 2037

O subprefeito Rodrigo Toledo(centro), com moradores que trabalharão como guardiões, responsáveis pela manutenção no Parque Royal
O subprefeito Rodrigo Toledo(centro), com moradores que trabalharão como guardiões, responsáveis pela manutenção no Parque Royal

O projeto Guardiões do Rio cuja tarefa é recuperar rios, canais, córregos e mantê-los limpos, está de volta à região. A Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (Aparu) do Jequiá, localizada na Colônia Z-10 e o valão do Parque Royal, próximo ao Corredor Esportivo, além da Praia da Rosa e dos Bancários com mutirões itinerantes programados, foram os primeiros locais que passam a contar com a atuação dos agentes comunitários, que no passado obteve bons resultados.

A função dos agentes é basicamente trabalhar para o desassoreamento e limpeza dos rios evitando o mau cheiro, infestação de ratos e insetos, além de enchentes. O grupo de trabalhadores é integrado necessariamente por moradores da própria comunidade local, que recebem instruções e fiscalização permanente de inspetores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de aperfeiçoar a forma do trabalho. Uma das premissas do programa é proporcionar educação ambiental e orientação para na comunidade inserida.

— É um trabalho que requer manutenção permanente para que se colha, em médio e longo prazo, uma dignidade maior para nossos moradores. Afinal, precisamos cuidar com mais carinho e zeladoria do local em que moramos. Por isso, estamos aqui para garantir esse cuidado especial — disse Ricardo Santana, um dos encarregados do programa Guardiões do Rio na Colônia Z-10.

O comerciante Lucas Silvestre, que trabalha próximo ao valão Ilha das Enxadas, nos Bancários, acena positivamente para com o retorno do projeto. Segundo ele, é melhor que de fato haja um grupo responsável direto pela manutenção do local para que tenha uma melhora constante na questão visual, além de manter o ambiente mais limpo e sem proliferação de roedores.

— Eu sofro de tempos em tempos com o mau cheiro, o mato alto, água transbordando em dias de chuvas, o que para um comerciante e morador do local é péssimo. No passado, lembro bem que tivemos resultados positivos e até dialogava bem com o grupo de moradores que se tornaram responsáveis pela manutenção. Espero que o programa funcione novamente para colhermos bons frutos — afirma.

O subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo, disse que o projeto da prefeitura é positivo e integra responsabilidades da comunidade com os agentes para melhorar a qualidade de vida.