Notícias

Projeto Faixa Lilás ensina autodefesa

Iniciativa do 17° BPM oferece aulas gratuitas para mulheres


19/04/2024 - Edição 2194

As aulas de defesa pessoal acontecem às segundas, quartas e sextas no 17º BPM
As aulas de defesa pessoal acontecem às segundas, quartas e sextas no 17º BPM

O Projeto Faixa Lilás, uma iniciativa promovida pelo 17° Batalhão da Polícia Militar (BPM), vem capacitando mulheres em técnicas de autodefesa, visando fortalecer sua segurança. Com aulas que ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h, o projeto tem como objetivo principal fornecer ferramentas práticas para que as mulheres possam se proteger em situações de perigo. 

As aulas ministradas pelo Sargento Isaac Donatilio abordam uma variedade de técnicas de defesa pessoal, incluindo formas de se libertar de agarramentos, imobilizações e abordagens físicas. Além disso, são discutidas estratégias de prevenção e de conscientização sobre os direitos das mulheres em casos de violência. 

— Além de receberem todos os benefícios de uma atividade física, aqui dentro do projeto essas mulheres passam por um resgate de autoestima. Nós tratamos de cuidar delas, principalmente porque são assistidas pela Patrulha Maria da Penha — explica o Sargento Isaac. 

De acordo com informações da Patrulha Maria da Penha, a Ilha recebe cerca de 1,3 mil ocorrências de violência contra a mulher por ano. Dessa forma, o Sargento Isaac considera que é fundamental que iniciativas visando a proteção de mulheres sejam estimuladas, sobretudo para aquelas em situação de vulnerabilidade. 

— Nosso maior objetivo hoje é fazer com que esse projeto se torne um programa, para que fique de forma permanente e possa ajudar cada vez mais mulheres no dia a dia. Quanto mais mulheres puderem receber esse conhecimento sobre autodefesa, melhor — afirma. 

Para participar do Projeto Faixa Lilás, não é necessário nenhum tipo de experiência prévia em artes marciais ou defesa pessoal. As aulas são abertas a todas as mulheres interessadas em aprender a se proteger e a fortalecer sua segurança pessoal. Outras informações, basta entrar em contato pelo Instagram @projeto_faixa_lilas ou comparecer ao 17° BPM.