Notícias

Problemas na Rua Combu geram transtorno

Moradores denunciam trânsito complicado e demora lixo ser recolhido


11/06/2021 - Edição 2045

Carros estacionados irregularmente nos dois lados contribuem para que o trânsito na via fique caótico em horários de pico
Carros estacionados irregularmente nos dois lados contribuem para que o trânsito na via fique caótico em horários de pico

A Rua Combu tem provocado uma imensa dor de cabeça nos moradores e motoristasA via é de mão dupla sofre com a sujeira, lixo acumulado, estacionamento irregular nos dois lados e trânsito intenso, entre outras irregularidades que provocam transtornos diários para a população. 

A Combu faz a conexão entre o Jardim Carioca e o Cacuia e serve tanto como rota de acesso para a Estrada da Cacuia como para o Guarabu. Embora via tenha pouca extensão, abriga restaurante, creche e escolas, além de outras pequenaatividades e a Policlínica Newton Alves Cardozo, um dos postos de vacinação contra a Covid-19 mais movimentados da região. É muita gente e veículos que acessam a rua diariamente. 

Mesmo sendo uma via importante para deslocamentos pela região, os moradores se queixam que os órgão públicos não resolvem diversos problemas que incomodam, como a questão do recolhimento do lixo. A rua tem apenas uma caçamba que, segundo os moradores, não suporta a demanda. Além disso, moradores de outras localidades se deslocam até a Rua Combu para deixar sacolas de lixo e material para descarte. 

Uma das pessoas mais ativas nas cobranças é Rita Sada, de 56 anos. Ela é diretora da Creche Escola Aconchego e convive diariamente com os problemas. Diz que já reivindica providências aos órgãos públicos há mais de dois anos, mas não é ouvida. 

— Tenho batido muito na tecla de que a rua está suja, porque além da concentração de lixo na caçamba, tem o fato de que as calçadas não são varridas. Antigamente havia um funcionário da Comlurb que vinha toda semana varrer e recolher o lixo, mas isso não acontece mais. Com isso, a rua fica propícia para o aparecimento de insetos. Nessa semana, uma aluna nossa ficou toda picada de mosquitos e tivemos que dedetizar a creche inteira — relata Rita. 

Outro fato importante, que gera reclamações é o trânsito complicado. Motoristas estacionam os veículos nos dois sentidos da rua, estreitando ainda mais a passagem na via de mão dupla provocando congestionamentos. 

— Guarda Municipal não aparece aqui de jeito nenhum para multar. Há uma placa bem no final da rua indicando que é proibido estacionar em um dos lados, mas nenhum motorista respeita. O resultado é o caos diário nessa rua. É ruim até mesmo para o caminhão da Comlurb passar e fazer o trabalho de coleta. Prejudica todo mundo — explica Rita, completando — A impressão que a gente tem é que fomos largados de mão pelas autoridades.