Notícias

Prefeitura do Rio decreta “lockdown parcial”

Medidas mais rigorosas são tentativa para diminuir o contágio na cidade


26/03/2021 - Edição 2034

Medidas mais restritivas ocorreram após aval do comitê científico da prefeitura
Medidas mais restritivas ocorreram após aval do comitê científico da prefeitura

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou um lockdown parcial da cidade a partir desta sexta-feira (25), com a determinação do fechamento de serviços não essenciais. O objetivo é frear a disseminação do coronavírus diante de um quadro epidemiológico do Brasil e do aumento do número de casos e de internações na cidade. A situação nas unidades públicas de saúde se agravou nesta semana, e os hospitais particulares, como o Ilha do Governador e Procor, atuam com a capacidade de atendimento próximo ao limite.

Um “superferiado” de dez dias que começa nesta sexta e vai até o domingo de Páscoa, dia 4 de abril, foi aprovado pela Alerj adiantando todos os feriados de abril, como o Dia de São Jorge. As medidas atuais, que serão reavaliadas após a Páscoa, não vão afetar o funcionamento de mercados e farmácias. No entanto, bares e restaurantes não poderão realizar atendimento presencial podendo continuar com as entregas em domicílio e nos sistemas de retirada no balcão e drive-thru. Além disso, todas as creches, escolas e universidades deverão ficar fechadas, assim como parques, clubes e praias. A prática de atividades físicas individuais está liberada desde que não cause aglomerações.

— Ou nós temos consciência daquilo que nós estamos vivendo e respeitamos as vidas, ou nós vamos viver uma situação “inadministrável” nos próximos dias. Eu faço este apelo à população carioca. São medidas duras, difíceis. Sabemos das dificuldades econômicas — disse o prefeito Eduardo Paes.

A fila de pacientes aguardando um leito de UTI para Covid-19 não pára de aumentar e os índices já se aproximam ao mês de maio de 2020, pico maior da pandemia na região. Um novo boletim do observatório Covid-19 da Fiocruz chama atenção para a necessidade da adoção de medidas rígidas para tentar o bloqueio da transmissão da doença nos próximos 14 dias. A ideia é chegar a uma redução aproximadamente de 40% da transmissão.

“A coordenação e integração destas medidas, articuladas entre os diferentes níveis de governo e com ampla participação da sociedade, é vital neste momento. É fundamental que governos municipais, estaduais e federal caminhem todos na mesma direção para ampliá-las e fortalecê-las, uma vez que a adoção parcial e isolada nos levará ao prolongamento da crise sanitária” — afirma o boletim.

Os serviços de saúde seguem funcionando normalmente, assim como o calendário de vacinação contra a Covid-19. Neste sábado (27), acontece a repescagem de imunização para pessoas com 73 anos ou mais. Na segunda-feira (29), mulheres com 72 anos já começam o processo de vacinação, seguido na terça-feira para homens da mesma faixa etária.