Notícias

Praia do Barão está ficando de cara nova

Ideia de Geovane é repetir a iniciativa em outras praias da região


23/10/2020 - Edição 2012

Projeto Barão Vive promoveu intervenções na praia
Projeto Barão Vive promoveu intervenções na praia

A Praia Congonhas do Campo, conhecida também como Praia do Barão, na orla que liga o Cocotá à Freguesia, está de cara nova. A praia foi limpa e revitalizada no último domingo (18) e o espaço ficou mais agradável para os insulanos que costumam frequentar o local.

A ação foi comandada pelo insulano Geovane Moura, de 37 anos, idealizador do projeto Barão Vive, que faz a coleta de resíduos das areias da praia do Barão. Geovane decidiu ir além da limpeza e partiu para a transformação do espaço. E a mudança foi nítida.

A reportagem do Ilha Notícias esteve na praia nesta semana e percebeu que foram instaladas lixeiras feitas de pneus reciclados, porta bitucas de canos de PVC, um slackline, espaço para leitura e pintados graffitis no muro de contenção. Além disso, a presença de sujeira na areia reduziu e qualidade da água melhorou.

— Inicialmente o projeto era somente a coleta do lixo. Mas conforme o tempo passou, vimos que havia potencial de deixar a praia mais bonita e do jeito que a gente deseja — conta Geovane, explicando que deve promover outras iniciativas no espaço. “Ainda queremos colocar aulas de yoga, stand up paddle e instalar um pedalinho. Ideias, não faltam!”

A revitalização da praia já rende frutos e Thainá Raiza, uma das colaboradoras do projeto, sentiu a diferença no ambiente. “Antigamente era difícil ver alguém frequentar a praia do Barão. Eu mesma tinha medo de ir por conta da sujeira. Hoje eu já vejo famílias curtindo a praia em um clima muito mais agradável.”

Apesar do sucesso na Praia do Barão, Geovane conta que não vai parar por aí e deve estender o projeto de revitalização para pelo menos outras 13 praias na região. Nesta semana deu o primeiro passo e começou a fazer a limpeza das areias da Praia da Bandeira e preparara os muros da orla para receber o graffiti.

— O lugar revitalizado convida as pessoas. Queremos fazer com que a Ilha se torne uma referência e desperte a curiosidade não só do insulano, mas também das pessoas de fora. Imagina se todas as praias daqui fossem bonitas? Não iria sobrar espaço na areia e os quiosqueiros teriam que ampliar o comércio deles! — brinca Geovane.

Geovane informa que está organizando uma vaquinha online para quem tiver interesse em contribuir financeiramente para o projeto. Além disso, aceita doações de tintas. Informações pelo telefone 96415-1133 ou pelos perfis no Instagram @projbaraovive e @geovane.moura.18