Notícias

Praia da Guanabara quer mais atenção

Quiosqueiros pedem regularização e isenção de taxas por causa da pandemia


17/09/2021 - Edição 2059

Quiosqueiros da orla da Praia da Guanabara com o apoio da Associação dos Moradores da Freguesia pedem a atenção das autoridades para a revitalização dos espaços públicos da região, legalização dos quiosques e a isenção de taxas durante o período da pandemia. 

Em março de 2015, a prefeitura entregou importantes obras estruturais na Praia da Guanabara, que na ocasião ganhou 20 quiosques com banheiros independentes, vagas para estacionamento, pavimentação do calçadão, além de uma nova iluminação. A proposta era que o local voltasse a ser como nas décadas 80 e 90, quando a região era uma opção de área de lazer para os insulanos.  

Entretanto, passados seis anos os quiosqueiros reclamam da falta de manutenção nos espaços da orla. Segundo eles, o lixo acumulado nas areias e o forte mau cheiro afasta os banhistas da praia e dos quiosques. Além disso, há arvores que precisam ser podadas e muitos buracos nas calçadas.  

— Nós precisamos da ajuda dos órgãos públicos, principalmente, nesta questão da limpeza diária da praia, além da fiscalização dos ambulantes irregulares aos finais de semana. Eles concorrem deslealmente conosco, que temos regras a cumprir, taxas e impostos a pagar — disse Antônio Camilo, do Quiosque Tudo de Bom 

De acordo com Camilo também é importante a regularização dos decks e telhados coloniais, que são melhorias feitas pelos próprios quiosqueiros, para proporcionar mais conforto aos clientes. Eles também pedem a revitalização da Praça Calcutá, um dos principais pontos de encontro do bairro. O local, segundo eles, está abandonado, sem manutenção dos equipamentos públicos, além de problemas de iluminação e carros estacionados de maneira irregular. Para os taxistas e quiosqueiros, a movimentação pode melhorar muito se a praça estiver em bom estado.  

— A Freguesia precisa voltar a fomentar o entretenimento e o lazer. A prefeitura poderia colocar o bairro novamente no calendário cultural da cidade. Antigamente tínhamos um carnaval forte aqui, hoje nem isso temos mais. Tinha também o Banho de Mar à Fantasia que ocorria na Praia. Precisamos resgatar isso — sugere Josino, dono do Quiosque do Jô.  

A ideia do grupo, que conta com a orientação do advogado Luis Antônio do Nascimento, o Dr. Neto, da OAB, para a legalização dos quiosques e a isenção de taxas no período da pandemia, é conversar com o subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo, para tentar resolver as questões públicas e revitalizar a região.