Notícias

Praças da Ilha precisam de conservação

Sujeira, capim alto, brinquedos e bancos quebrados revelam abandono


23/12/2021 - Edição 2073

Mesa quebrada na Praça Comandante Nelson Mege revela a falta de manutenção do equipamento público
Mesa quebrada na Praça Comandante Nelson Mege revela a falta de manutenção do equipamento público

O morador insulano que busca lazer em alguma praça da região provavelmente vai ter dificuldades porque diversas delas sofrem com a falta de conservação, causada por atos de vandalismo ou pela ação do tempo, agravada pela ausência de ações de manutenção por parte dos órgãos públicos. 

São vários os locais na região que apresentam problemas, que vão desde brinquedos e bancos quebrados até o despejo de lixo e mato alto. Vale destacar que frequentemente o jornal Ilha Notícias recebe denúncias e reclamações sobre o mau estado das praças insulanas. 

Um local com necessidade de conservação é a Praça do Loreto, localizada no bairro do Galeão, em frente ao Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto. Os muros da praça e as grades de proteção das quadras esportivas estão danificados, o mato está alto e há pontos acumulando sujeira. Além disso, o local se tornou abrigo de moradores de rua. 

Já no Bancários, a Praça do INPS apresenta problemas em seus brinquedos e principalmente no campo de futebol society. O gramado sintético é repleto de falhas e irregularidades e o alambrado está enferrujado e danificado. 

Brinquedos da praça da Rua Marquês de Muritiba, no Cocotá, estão danificados pela ação de vândalos

Uma das campeãs de reclamações é a Praça Fernando Pessoa, no Jardim Carioca. Localizada em uma área residencial há poucos metros do Ilha Plaza Shopping e da sede da Subprefeitura das Ilhas. A praça apresenta um aspecto de abandono bastante visível, devido ao mato alto e o constante acúmulo de lixo no local. O economista André Stella é morador da Rua Teodoro Braga e um dos mais atuantes nas reivindicações por conservação. 

— Já registrei inúmeras reclamações a todas as entidades competentes na região, porque os problemas aqui são frequentes. Recentemente, fiz um pedido de capinada na praça e após um tempo, informaram que o serviço havia sido concluído. Quando visitei a praça no dia seguinte, o mato continuava alto — conta André, que cansou de reclamar e resolveu iniciar a capina da praça por conta própria. 

Além das praças mencionadas, outros espaços públicos e destinados ao lazer apresentam problemas de falta de conservação, como por exemplo, as praças Frei Paulo, no Tauá; Elis Regina, na Portuguesa; Comandante Mege, no Cocotá; Papai Noel, no Moneró; Marquês de Muritiba, entre outras. 

Procurada, a Secretaria Municipal de Conservação não se manifestou até o fechamento desta edição.