Notícias

Postos de saúde já vacinam contra a gripe

Vacina da gripe é anual e protege contra o vírus influenza


22/03/2024 - Edição 2190

Grupos prioritários, idosos e crianças começaram a ser imunizados na quinta (21)
Grupos prioritários, idosos e crianças começaram a ser imunizados na quinta (21)

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) deu início, na quinta (21), à campanha de vacinação contra a influenza na Ilha. Destinada aos grupos prioritários, a vacinação estará disponível até o dia 31 de maio em diversas unidades de Atenção Primária, incluindo centros municipais de saúde e clínicas da família, espalhados pela cidade.

Com o objetivo de imunizar 90% da população-alvo, mais de 1,5 milhão de cariocas estão sendo convocados a receber a vacina. Entre os grupos prioritários estão os idosos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), trabalhadores da educação, entre outros públicos.

A importância da vacinação contra a gripe é evidente na prevenção de complicações graves, internações e até mesmo óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da influenza, especialmente nos grupos mais suscetíveis. Estudos indicam que a vacinação pode reduzir significativamente o número de hospitalizações por pneumonias e a mortalidade global, além de diminuir em cerca de 50% as doenças relacionadas à influenza.

— Iniciamos essa semana a campanha de vacinação contra a influenza e recomendamos que todo o grupo prioritário da Ilha procure uma das unidades de saúde da região para se vacinar. O número de casos de dengue na cidade vem caindo e o número de pessoas com gripe está aumentando, por isso é importante se imunizar o quanto antes. A vacina previne as formas mais graves da doença, que pode ser fatal em pessoas mais vulneráveis – afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

É importante ressaltar que a vacina da gripe é anual, portanto, mesmo aqueles que se vacinaram no ano anterior precisam receber uma nova dose este ano. A fórmula utilizada na campanha de 2024 protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no Hemisfério Sul no ano anterior: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria.

— Estive hoje logo pela manhã no Centro de Saúde Necker Pinto para me vacinar. Estou com 80 anos e todo ano eu me imunizo. Me sinto bem nesses anos todos. Por isso acho fundamental todos nós irmos tomar. É rapidinho - afirma a insulana Maria de Lourdes, moradora do Jardim Guanabara.

Para as crianças de seis meses a menores de seis anos que serão vacinadas pela primeira vez, o esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Já para quem já recebeu a vacina anteriormente, uma única dose é suficiente.

Além dos grupos prioritários já mencionados, a vacinação também está disponível para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesidade mórbida, transplantados, portadores de trissomias, entre outras. Não deixe de se vacinar! Proteja-se e ajude a proteger quem você ama contra a gripe.