Notícias

Posto veterinário inaugura em novembro

Unidade pública vai realizar grátis, castração, cirurgias e atendimento clínico aos pets


02/10/2020 - Edição 2009

Equipe de engenharia da prefeitura com o subsecretário Fábio Souza e Jimmy Pereira
Equipe de engenharia da prefeitura com o subsecretário Fábio Souza e Jimmy Pereira

Uma equipe de engenheiros da prefeitura esteve na terça (29) no Aterro do Cocotá para iniciar o planejamento da instalação do posto fixo de atendimento veterinário que vai funcionar ao lado da sede da Famig, a poucos metros da biblioteca do Cocotá. De acordo com o Subsecretário Municipal de Bem Estar Animal, o insulano Fábio Souza, o posto será inaugurado até o início de novembro e todo atendimento veterinário aos pets será gratuito.

A equipe responsável pela instalação aprovou o terreno ao lado da sede da Famig e já fez as medições e demarcações no espaço. A unidade pública vai ser composta por um módulo fixo com três containers interligados com 49m², instalação de água, energia e equipamentos necessários para os atendimentos.

Segundo Fábio, enquanto o posto definitivo não fica pronto, os insulanos poderão levar os seus pets para os procedimentos de castração no posto móvel, conhecido como castramóvel. Essa unidade vai estar no Aterro do Cocotá no dia 17 de outubro para agendamento de castrações que serão realizadas no castramóvel entre os dias 19 e 30 deste mês. Serão disponibilizadas 400 vagas.

Técnicos fazem medições para a instalação do posto

— Gostaria muito de agradecer o apoio que meu amigo Jimmy Pereira deu à minha subsecretaria para que a gente pudesse trazer o castramóvel e o posto veterinário para a região. Conseguir atender um anseio antigo da população em menos de um mês no cargo é a realização de um sonho, e isso só foi possível com o apoio dele — disse Fábio.

O insulano Davi Sena conta que recentemente seu gatinho teve uma doença de pele e precisou levá-lo ao veterinário. Somando a consulta e os remédios, gastou aproximadamente 300 reais. “Sentíamos a falta de um serviço público que atendesse os animais na Ilha e esse posto vai facilitar bastante a vida dos insulanos que tem pets. Sem falar que por ser gratuito, gera uma economia considerável e o bolso agradece!”, disse Davi Sena.

A Subsecretaria Municipal de Bem Estar Animal estima que após a instalação do posto veterinário sejam feitas cerca de 30 castrações diárias. Além das castrações, a unidade também vai oferecer gratuitamente cirurgias eletivas e consultas clínicas com agendamento prévio.