Lusa

Portuguesa preparada ano do centenário

Bons resultados no futebol projeta a Lusa no cenário nacional


22/12/2023 - Edição 2177

A Associação Atlética Portuguesa completou no domingo, dia 17 de dezembro, 99 anos de fundação. O clube, que se notabiliza como um dos mais tradicionais da região, que dá nome a um dos principais bairros da Ilha do Governador, chega às vésperas do seu centenário com muitos motivos para comemorar após mais um ano de vida com grandes evoluções e notícias boas para os associados e torcedores do clube.  

O maior presente deste ano, sem dúvidas, fica por conta do início das obras de expansão do estádio Luso-Brasileiro. A expectativa é que em 2024 o estádio da Lusa aumente sua capacidade para 16 mil torcedores, o que vai gerar um grande ativo ao clube para as próximas décadas. Mas engana-se quem pensa que é apenas dessa expectativa que vive o torcedor da Lusa. O ano de 2023, onde o clube completou 99 anos, fica para a história como o ano em que a Lusa conseguiu as melhores médias de público do século.  

A Portuguesa foi o clube de médio investimento do Rio de Janeiro que mais colocou público em seus jogos durante o Campeonato Carioca. A boa fase na Série D também veio acompanhada de um protagonismo do seu torcedor, que se fez presente, comprou passaportes com acesso para todos os jogos, e adquiriu produtos oficiais do clube, no ano em que mais camisas oficiais foram vendidas.  

— São 99 anos de muito trabalho, dificuldades, é claro, mas podemos dizer que estamos superando cada barreira e tornando esse clube, que todos amamos, cada vez mais forte. A Lusa hoje é um clube aprazível, organizado, que faz parte do cotidiano do insulano, e tem muito a comemorar por fazer parte da história de tanta gente. Tenho certeza que o ano que vem, quando comemoramos o centenário, será inesquecível. Vai ser muito saudosismo — disse o vice-presidente de futebol e administrativo do clube, Marcelo Barros.  

Tri campeã da Copa Rio neste ano, a Lusa almeja ainda mais para o ano que vem. Por conta de sua boa qualificação em 2023, o clube disputará todas as competições possíveis no ano de seu centenário. O primeiro desafio será o Cariocão, seguido de Copa do Brasil, Brasileirão Série D e Copa Rio. Para tamanha responsabilidade, o clube investiu no elenco e trouxe atletas de nome, como Hernane Brocador, Nene Bonilha, Leandrinho e entre outros.  

— 99 anos não são 5. É muita tradição e responsabilidade dirigir um clube da envergadura da Associação Atlética Portuguesa. Mas sem dúvidas a diretoria Nova Lusa tem se esforçado e mostrado bons resultados nos últimos anos. O futebol é o carro chefe e tem dado bastante alegria ao torcedor. Esperamos completar 100 anos e conseguir o sonho, definitivamente, de jogar a Série C — pretende o presidente João Rêgo.