Lusa

Portuguesa enfrenta Botafogo na quarta

Se vencer, Lusa pode avançar para próxima fase do Campeonato Carioca


Por André Oliveira

26/06/2020 - Edição 1995

O meio-campo Romarinho foi um dos destaques do jogo contra o Boavista // Fotos: Nathan Diniz
O meio-campo Romarinho foi um dos destaques do jogo contra o Boavista // Fotos: Nathan Diniz

A Associação Atlética Portuguesa voltou a campo na última sexta-feira (19) e empatou sem gols diante da equipe do Boavista em jogo válido pela quarta rodada da Taça Rio. Com este resultado, a Lusa segue invicta atuando no Estádio Luso-Brasileiro e assumiu a terceira colocação do grupo A, empatado em quatro pontos com Botafogo e Bangu, porém a equipe lusitana possui melhor saldo de gols, o que a coloca em vantagem.

O jogo ocorreu com portões fechados em um “novo normal”, após a paralisação por conta da pandemia do coronavírus. Conforme o protocolo Jogo Seguro, desenvolvido pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), que garante a biossegurança dos atletas e colaboradores que trabalharam na partida, havia álcool em gel nos bancos de reservas e, jogadores e membros da comissão técnica utilizam máscaras durante a partida. Quando a bola saia, gandulas, equipados com todos os materiais de proteção necessários, higienizavam a bola. Todas as pessoas envolvidas no jogo testaram negativo para a Covid-19 no dia do jogo.

A partida foi bastante movimentada e a Portuguesa teve as melhores oportunidades em uma análise geral. A equipe perdeu o meia-atacante Cafu expulso no início do segundo tempo, mas esteve bem tanto defensivamente quanto no ataque. A situação da Lusa na competição é boa e há chances reais de classificação. Como ocupa a terceira colocação e possui saldo de gols melhor que o Boavista, equipe que está na segunda posição do grupo, basta vencer o Botafogo na última rodada por qualquer resultado e torcer para que o Flamengo vença o Boavista, no Maracanã.

A partida contra o Botafogo acontece na próxima quarta-feira (1º), no Luso-Brasileiro, e pode marcar a estreia das novas torres de iluminação do estádio. A diretoria da Lusa garante que as obras para instalação dos refletores estão em fase final. O jogo está previsto para às 21h30 com transmissão ao vivo da Rede Globo para todo o Brasil. A equipe segue treinando forte para este confronto decisivo.

— Sabemos da importância e responsabilidade que temos neste último jogo. Enfrentar uma equipe de tanta tradição como o Botafogo nunca é fácil, mas temos mostrado a força do nosso grupo quando jogamos no Estádio Luso-Brasileiro. O professor Rogério está estudando muito bem a equipe adversária e vamos entrar preparados para executar uma boa partida e sair com a classificação — comenta o meia-atacante Chay, um dos destaques da Portuguesa no campeonato.