13/12/2024 - Edição 2228
Na terça-feira, dia 17 de dezembro de 2024, a Associação Atlética Portuguesa completará seu centenário, e os festejos para marcar essa histórica data já começam neste fim de semana. No domingo, dia 15, a partir das 8h, acontece a Corrida do Centenário, reunindo atletas, torcedores e insulanos, pelas ruas do bairro para celebrar o legado do clube.
O ponto alto da programação será na terça-feira, 17, com um amistoso oficial entre a Lusa e a Portuguesa Santista, clube que inspirou a criação da Portuguesa Carioca em 1924, marcado para 16h. O jogo será aberto ao público e vai servir com uma saudação aos torcedores que quiserem celebrar este dia especial.
A origem da Associação Atlética Portuguesa remonta a 17 de dezembro de 1924, na casa de Luís Gomes Teixeira. Inspirados por uma excursão à cidade de Santos, onde disputaram uma partida contra a Portuguesa Santista, os negociantes Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal trouxeram ao Rio de Janeiro a ideia de fundar um clube que representasse a comunidade portuguesa. Assim nasceu a Portuguesa Carioca, com o apoio de comerciantes e trabalhadores do ramo de sacarias.
Nos primeiros anos, o clube teve como sede a Rua Visconde de Itaúna, no Centro do Rio. Durante as décadas seguintes, passou por diferentes locais até se estabelecer definitivamente na Ilha do Governador em 1962, com a aquisição do Jóquei Club Guanabara. Este espaço foi transformado no Estádio Luso-Brasileiro, que hoje é um dos principais palcos esportivos do Rio de Janeiro.
- Ser Portuguesa é um sentimento muito gratificante. É um clube que carrega consigo uma história de transformação de vidas através do esporte e também um legado para gerações de insulanos, que estiveram por aqui, seja para prestigiar em dia de jogo, em eventos escolares, ou nos tradicionais eventos de carnaval, Patin House, nos grandes shows, enfim. A Lusa completa seu centenário com muito orgulho do que já fez e ainda vai fazer – afirma o presidente administrativo, Marcelo Barros.
Ao longo de um século, a Portuguesa construiu um legado que vai além do futebol. O clube foi palco de shows históricos, como os de Roberto Carlos e Mamonas Assassinas, e marcou gerações com eventos. No campo esportivo, a Lusa não apenas enfrentou os grandes do futebol carioca, mas também conquistou vitórias memoráveis, como a histórica partida contra o Real Madrid, em 1969.
A Associação Atlética Portuguesa é muito mais do que um clube esportivo. Ao longo de 100 anos, tornou-se um símbolo na Ilha do Governador, o que inclusive inspirou o nome do bairro da Portuguesa onde está localizada. As festividades deste ano reafirmam o papel relevante da Lusa na vida do insulano e celebra um legado de paixão, história e identidade. Parabéns, Lusa!