22/08/2024 - Edição 2212
Após eliminação no Brasileirão Série D, a Associação Atlética Portuguesa voltou suas atenções para a disputa da Copa Rio 2024, competição em que a Lusa é a atual campeã e busca o tetracampeonato nesta temporada. Por estar na elite do Cariocão há dez anos, a Portuguesa entra neste torneio na segunda fase, equivalente às oitavas de final, e com o direito de decidir a vaga em casa. O primeiro jogo aconteceu na quarta-feira (21), no estádio João Saldanha, em Maricá, contra o Maricá FC, com empate em 2 a 2.
A Lusa foi bem durante toda a partida na estreia da Copa Rio e merecia melhor sorte. O time da Ilha abriu 2 a 0 e parecia que a vitória estava encaminhada. No entanto, aos 20 do segundo tempo, o zagueiro Vitor Pereira tomou o segundo amarelo e foi expulso, complicando a Lusa na partida. Mesmo assim o clube segurou a vantagem até os minutos finais, quando não resistiu e acabou tomando dois gols da equipe adversária.
— Estávamos bem na partida e de fato ter ficado com um a menos atrapalhou um pouco. Até por conta de ser necessário um desgaste maior e vínhamos de uma viagem cansativa no retorno de Maringá. Mas temos o jogo da volta, no estádio Luso-Brasileiro, na nossa casa, e temos tudo para realizar um grande jogo com uma boa vitória — afirma o meia-atacante Romarinho.
A Copa Rio é uma competição regional que dá vaga para duas competições nacionais em 2025. O campeão escolhe entre a Copa do Brasil ou o Brasileirão Série D, o vice fica com a competição que sobrar. Como a Lusa ainda não garantiu vaga no Brasileirão Série D, e a vaga para Copa do Brasil é quase certa devido ao ranqueamento dos clubes do Rio na elite do Brasileirão, a Portuguesa disputa o torneio pela vaga na Série D e a garantia de um calendário completo em 2025.
— É uma competição mata-mata que devemos ter máxima atenção. São adversários que estão em atividade, disputando importantes jogos, então, mais do que nunca, temos que ter atenção redobrada para não sermos surpreendidos em casa — afirma o vice-presidente de futebol, Marcelo Barros.
O jogo de volta ocorre nesta quarta-feira (28), às 19h, no estádio Luso-Brasileiro. Uma vitória simples garante a Lusa nas quartas de finais da Copa Rio. Os ingressos custam R$ 10 (meia) e começam a ser vendidos na segunda-feira (26), na Boutique da Lusa, no Ilha Plaza Shopping, Piso L1, ou na secretaria do clube.