Notícias

Por que lugares públicos mudam de nome?

São curiosas as razões para as trocas


Por Juberto Santos

27/05/2022 - Edição 2095

A Praça Calcutá, na Freguesia, antes o nome oficial era Praça Carmela Dutra
A Praça Calcutá, na Freguesia, antes o nome oficial era Praça Carmela Dutra

Sabemos que o nome de um local pode ser escolhido por diversos motivos, porém sempre pensamos que eles devam ter algum um significado para a região e seus moradores, não é mesmo? Bem, na nossa Ilha, muitas vezes, isso não ocorreu. São muitos os exemplos que podemos citar. 

Na Freguesia, a praça próxima à Igreja N. S. da Ajuda foi chamada de Carmela Dutra (esposa do presidente Eurico Dutra), a qual foi moradora da Ilha, e teve o nome mudado para Calcutá (cidade indiana) em 1963. Contudo, há o costume de chamá-la “Praça da Freguesia”.   

No Cocotá, a Praia do Barão (referencia ao Barão de Capanema que teve sua fábrica formicida na região) teve a designação alterada para “Praia Congonhas do Campo” em 1966. Porém a população segue chamando pelo nome anterior. 

A antiga Praia da Tapera (nome que designava a região desde século XVIII), em 1919, passou a se chamar Praia da Bandeira por conta da construção de um espaço com a bandeira do Brasil hasteada em um mastro e, posteriormente, houve a colocação do canhão no local.  

Na Ribeira, a grande praça criada na década de 1920 assumiu o nome inicial de Marechal Fontoura, e no final dos anos 30, passou a ser chamada de Djalma Dutra. Contudo, foi alterada mais uma vez para “Iaiá Garcia” (personagem do livro de Machado de Assis escrito em 1878), mas os insulanos seguem mesmo é chamando de “Praça da Ribeira”.  

No Jardim Guanabara, a antiga Praça Dr. Eduardo Cotching teve o nome alterado para Praça Jerusalém (capital de Israel) na década de 1950. 

Com os bairros também temos casos semelhantes. A região do antigo “Jardim Ipitangas”, um grandioso loteamento iniciado em 1956, passou a ser chamado de “Moneró”, pois nas placas de propaganda da Construtora Governador apareciam os nomes dos diretores Eloy e Hélio Moneró.  

O bairro dos Bancários, no início de seu loteamento, foi inaugurado como “Conjunto Residencial Jardim Duas Praias” em 1953. Aos poucos o termo Bancários passou a designar a região. 

Em relação às ruas insulanas são inúmeros os exemplos de alterações: Rua Maldonado (antiga Rua do Theatro), Rua Paramopama (antigo Caminho dos Cajueiros), a Avenida Paranapuã (antiga Estrada da Freguesia), Rua Mileto Maciel (antiga Estrada do Tenaro), Rua Guiricema (antiga Maria Antonieta), Rua Max Yantok (antiga Rua M), Avenida Ilha das Enxadas (antiga Avenida AB), Rua Uçá (antiga Rua 28), Rua Doutor Antônio Monteiro (antiga Combu), entre outras, a lista é imensa. Conhece mais mudanças assim na Ilha? Entre em contato e nos envie!  

Siga-nos no Instagram: @jubertosantoos ou no Facebook: “Juberto Santos”.