Notícias

Por que a Ilha comemora os 457 anos?

Nome se deve ao governador Salvador Correia de Sá


Por Juberto Santos

06/09/2024 - Edição 2214

O aniversário da Ilha do Govenador é comemorado no dia 5 de setembro, por conta dos muitos estudos dos pesquisadores Cybelle e Marcello de Ipanema que ajudaram na aprovação de uma lei municipal instituindo esse dia festivo (Lei 1833 de 02/10/1991), sendo ampliada em 2006: “A Semana da Ilha do Governador passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos da Cidade, sendo comemorada no mês de setembro de cada ano, na semana que englobe o dia 5”. (Lei 4259, de 09/12/2006).  

Todavia, poucos sabem que esse dia também é o Dia da Ilha do Governador. O projeto de Lei da Câmara dos Vereadores: “o presente Projeto de Lei inclui o dia do aniversário da região da Ilha do Governador no Calendário Oficial da Cidade, consolidado pela Lei nº 5.146/2010, a ser comemorado, anualmente no dia 5 de setembro”.  

Por que são 457 anos? Será porque faz referência a chegada inicial dos portugueses no Rio de Janeiro ou na Ilha do Governador? Não! Esse período ocorreu nos anos de 1502. Será que é devido ao povoamento inicial da Ilha com os povos Sambaquis? Não! Esse fato se deu a cerca de 8 mil anos atrás. Então é por causa da presença dos povos Tupis que habitaram a Ilha, com destaque ao povo Temiminó? Não! Também o início dessa ocupação indígena é muito antiga, com estudos apontando cerca de 3 mil anos atrás. 

Enfim, a data refere-se à doação (sesmaria) de metade das terras da Ilha realizada pelo Governador Geral Mem de Sá a Salvador Correia de Sá, em 5 de setembro de 1567. Assim, a antiga Ilha do Gato, a Ilha de Paranapuã passou a ser chamada de Ilha do Governador Salvador Correia de Sá. Dessa forma: 2024 – 1567 = 457 anos. 

Muitas pessoas questionam (com razão) a data escolhida, contudo, há uma carência de documentação desse período e, com certeza, os Tupis e os povos sambaquis merecem um grande destaque nessa história. Da mesma forma os grupos que chegaram posteriormente como os africanos escravizados e grupos imigrantes diversos que se fixam na região.  

Com a criação do Projeto Educacional itinerante Rolé da Ilha há nove anos (@roledailha8), sempre explicamos todos esses pontos citados acima em creches, escolas, igrejas, colégios, praças, feiras, eventos diversos na Ilha e, o que é dito a todos referente ao simbolismo da data 05/09/1567 é que “a contagem se dá mediante o processo de ocupação final da Ilha com a presença dos nativos, europeus e africanos, os quais passaram a viver, conviver, ou seja, juntos, construindo uma cultura local, com muito suor e sangue, sendo ampliada ano a ano, século a século, gerando o atual povo da Ilha do Governador”.  

Lembre-se sempre que a nossa Ilha não tem somente água, mas possui muita História por todos os lados! Parabéns Ilha! Parabéns, povo insulano! Merecemos!