Notícias

Pescadores Artesanais em fotos na Z-10

Jéssica e Kiko expõem em imagens a rotina da pesca


14/06/2024 - Edição 2202

“Entre o Mangue e a Baía: Pescadores artesanais da Ilha do Governador” foi o título da exposição de fotos exibida na Colônia Z-10, no final de semana entre os dias 8 e 9 de junho. O evento levou ao público a visão da antropóloga Jéssica Ferreira, através das lentes do fotógrafo Kiko Souza, sobre a vida e os ambientes dos pescadores artesanais da Ilha do Governador. 

A exposição foi exibida durante a feira cultural que reuniu diversos artigos e saberes de pescadores insulanos. As 40 fotos exibidas – o acervo conta com cerca de 300 fotos – retratam as dificuldades e a rotina de parte da população da Ilha que por vezes é despercebida. Wilson Fakir, líder da Colônia dos pescadores lamenta a poluição das águas. 

— Nós temos diversos afrontamentos por conta da negligência das empresas com esses trabalhadores tão importantes para nossa comunidade. Nosso espelho d’água está cada vez menor por conta da contaminação da Baía, e isso prejudica muito o nosso trabalho — adverte Fakir. 

Para Jéssica Ferreira, o objetivo da exposição foi apresentar a pesca artesanal para a população, tanto da Ilha quanto de fora, através de imagens que valorizam essa prática e seus ambientes.  

— Acreditamos que muitos insulanos já viram barcos de pesca pela Baía de Guanabara, mas talvez nunca tenham parado para refletir sobre a vida dessas pessoas. Através desse projeto, buscamos expor esses aspectos e promover uma maior compreensão e valorização da pesca artesanal e das comunidades que dela dependem — explica Jéssica. 

Agora, a ideia da dupla é expor o trabalho em outros locais, e para isso construíram um acervo com diferentes formatos de imagens, vídeo e estruturas de acessibilidade. “A expectativa é formatar o projeto e apresentar para os diretores de colégios e montar um calendário de eventos nas escolas da Ilha. Além disso queremos levar pescadores para contarem pessoalmente sobre as suas experiências,” concluiu Jéssica. 

— Quando atravessamos a ponte para a Z-10, é como se estivéssemos entrando em um lugar mágico. Normalmente, chegávamos às 4h30 da madrugada para acompanhar todo o processo da pesca, e os pescadores nos ajudaram muito — afirmou Kiko Souza. 

A exposição na Colônia Z-10 terminou no dia 9, porém Jéssica e Kiko planejam dar continuidade ao projeto e pretendem levar o evento para outros locais da Ilha do Governador. Mais detalhes sobre a exposição: 99354-5037.