Notícias

Perigo na pista da Tubiacanga-Canárias

Trecho perto da clínica da família tem buracos e ralos soltos no meio da pista


22/01/2021 - Edição 2025

Motoristas precisam ter cuidado redobrado para não danificarem seus veículos ao passar pelo piso irregular
Motoristas precisam ter cuidado redobrado para não danificarem seus veículos ao passar pelo piso irregular

Uma das mais importantes vias da região, a Estrada das Canárias é passagem de milhares de motoristas que buscam uma rota alternativa à Estrada do Galeão, principalmente para entrar e sair da Ilha. No entanto, quem trafega pela via enfrenta, além de outros problemas, um grande perigo ao chegar ao trecho próximo à Clínica da Família Assis Valente. No meio da pista de saída, um conjunto de ralos para o escoamento de águas pluviais está danificado, tornando a passagem dos veículos muito perigosa.

O problema é grave e precisa de medidas urgentes para evitar uma tragédia. O intenso fluxo diário de veículos somados à instabilidade do piso e a ação do tempo, tornaram os ralos enferrujados e alguns estão soltos. Os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade e ter muito cuidado para não cair nos buracos, ter o pneu furado ou perder o controle do veículo. Nos dias de chuva o risco aumenta devido ao local ficar escorregadio.

O problema piora a cada dia, os buracos aumentam e os ralos continuam se soltando, fato que pode provocar um acidente grave no local, que é perto da Clínica da Família e de um dos acessos à comunidade de Vila Joaniza. Na manhã de quarta-feira (20) um motociclista se desequilibrou e caiu da moto ao passar num dos buracos no meio dos ralos. Para sinalizar e alertar os motoristas, os moradores das proximidades colocaram galhos e tábuas.

O motorista de aplicativo Marcelo de Lima conta que frequentemente utiliza a Estrada das Canárias por conta do seu trabalho e há meses convive com as derrapadas no trecho. Ele alerta sobre o perigo e relata que já presenciou acidentes no trecho.

— O motorista precisa vir muito atento. Já tem que reduzir lá de trás para não correr o risco de perder o controle, pois é comum acontecer acidentes por aqui. Já presenciei algumas batidas entre veículos que tentavam desviar dos buracos e motociclistas se acidentando — conta Marcelo.

O estudante Eduardo Souza considera absurdo o estado de conservação da pista nesse trecho e cobra uma solução das autoridades responsáveis. “Não pode ficar desse jeito. Porque se acontece um dano ao nosso veículo, quem paga somos nós”, lamenta.

Informada sobre o problema, a Secretaria Municipal de Conservação afirmou que até a próxima quinzena vai fazer uma vistoria no piso e nos bueiros.