Notícias

Paulino Werneck já realizou 14 partos

Maya Sofia foi o primeiro bebê a nascer na nova maternidade


19/04/2024 - Edição 2194

Pequena Maya é afagada pela sua avó materna Adriana
Pequena Maya é afagada pela sua avó materna Adriana

Após mais de uma década de inatividade, o Hospital Maternidade Paulino Werneck reabriu as portas, trazendo consigo uma nova era de cuidados materno-infantis para a comunidade insulana e o sonho de novamente nascer bebês insulanos, sem precisar sair da região. E a pequena Maya Sofia tornou-se um símbolo dessa renovação ao ser a primeira criança a nascer no Hospital Maternidade Paulino Werneck desde sua reabertura. 

De acordo com Dados do Sistema Nascidos Vivos da secretaria municipal de Saúde (SMS), nos últimos dez anos, mamães residentes da Ilha tiveram 21.901 bebês fora da região, sendo cerca de um terço nascido na maternidade Maria Amélia, no Centro da cidade. O nascimento de Maya Sofia é um marco para a região. A primeira insulana raiz nasceu numa noite estrelada de sábado, dia 13 de abril, às 20h25, com 3,155 kg e 48 cm.  

Ela trouxe alegria e emoção para sua mãe, Juliana Mota, e sua avó materna, Adriana, ambas nascidas nesta maternidade e também para todos os funcionários do hospital, que agora seguem com a missão de permitir que mais insulanos venham ao mundo.  

— É muito bom inaugurar esta maternidade, onde muitas mães da Ilha vão ter os seus filhos. O insulano tem esse sentimento de pertencimento do seu bairro, um orgulho que é muito legal. A República Independente da Ilha do Governador está em festa e esperamos atender todas as mamães insulanas com muito carinho — brincou o prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração da maternidade, na sexta-feira (12). 

Uma semana após a inauguração, de acordo com a SMS, já foram 14 partos realizados até o fechamento desta edição. O novo Paulino Werneck tem capacidade de realizar até 100 partos por mês, inclusive de alta complexidade. A unidade conta com um posto do cartório de registro civil, e os bebes insulanos já poderão sair da maternidade com a certidão de nascimento.  

As gestantes de todos os bairros da região serão atendidas no novo hospital Paulino Werneck, no entanto será necessário o encaminhamento partir das sete Clínicas da Família da região e Centros Municipais de Saúde. O programa Cegonha Carioca permanece ativo, com uma ambulância dedicada para buscar as gestantes em casa no momento do parto, mas desta vez para fazer um trajeto menor, sem trânsito, até a nova maternidade.  

— A expectativa é fazer também 200 cirurgias ginecológicas por mês. É uma unidade que vai ampliar nossa rede de maternidades, é a 14ª da cidade do Rio e a gente espera continuar ampliando. Aqui, contamos também com todo o apoio do programa Cegonha Carioca, com distribuição de kits para as gestantes. O Paulino Werneck vai ser uma grande referência no cuidado materno-infantil na cidade — finaliza o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.