Notícias

Pai fala em livro sobre rotina autista

Sou um homem melhor a cada dia, diz o autor, jornalista Fernando Araújo


16/04/2021 - Edição 2037

Fernando e a esposa Harumi com o filho Vinícius durante passeio quando a alegria da família é a tônica
Fernando e a esposa Harumi com o filho Vinícius durante passeio quando a alegria da família é a tônica

Já pensou na rotina do pai de uma criança diagnosticada com o transtorno do espectro autista? É o que conta o jornalista insulano Fernando Araújo em seu primeiro livro intitulado “Porque somos assim”. O livro traz uma visão sobre a convivência, as dificuldades e todo o aprendizado que conseguiu ao viver sob esta condição.

Narrado na primeira pessoa, Fernando conta através de crônicas toda a sua experiência de vida cuidando do filho Vinícius Araújo, que faz 8 anos no próximo dia 27. São cerca de 180 páginas, divididas em seis partes, com episódios marcantes, como os primeiros passos do filho, a busca por tratamento, a fala, entre outros momentos.

Fernando conta que a notícia do diagnóstico do filho foi um choque e que a vivência e as experiências ao cuidar de Vinícius foram motivadoras para escrever o livro.

Capa do livro

— Foi uma mudança muito brusca. Foi a morte de um sonho, mas o renascimento de uma novo momento. E a maneira que encontrei para lidar com essa nova realidade foi escrevendo. Tudo o que eu sentia, colocava no papel e logo percebi que havia tanto material que dava para escrever um livro — conta Fernando.

Apesar das adversidades, Fernando diz que se sente um pai realizado e que a condição do filho não atrapalhou em nada a sua paternidade. “Sigo em constante aprendizado, mas posso dizer que o autismo do meu filho me torna um homem melhor a cada dia”, diz.

Com o livro pronto, a expectativa é que seja lançado ainda em abril, mês da conscientização sobre o autismo. Para Fernando, o objetivo na produção do livro está em dividir a sua rotina como pai de uma criança autista com outras famílias que passam pela mesma situação.

— Escrever um livro e mostrar que há um caminho a ser seguido e que esse caminho vai ajudar a dar uma resposta para outras pessoas é muito gratificante. O que me inspira no livro é isso. Que outras pessoas leiam esse livro, vejam que passei pela mesma situação e que tudo pode ser superado — conclui.