Notícias

Paes anuncia obras em orlas da Ilha

Muros de contenção serão reconstruídos e empreitada deve durar quatro meses


14/01/2022 - Edição 2076

Toledo apresenta plano de reforma para o prefeito Eduardo Paes
Toledo apresenta plano de reforma para o prefeito Eduardo Paes

O prefeito Eduardo Paes (PSD) esteve na manhã de quinta-feira (13), na Praia da Bandeira, para acompanhar o início das obras de um plano de recuperação de orlas da Ilha do Governador, que contemplam as praias das Pitangueiras, da Bandeira, do Cocota e da Guanabara. O secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes, também esteve presente no local, que vinha sendo motivo de preocupação dos moradores e, inclusive, semana passada foi matéria de destaque do jornal Ilha Notícias.  

As obras foram licitadas no final de 2021 e vão custar cerca de R$1,8 milhões. A empresa TRZ Engenharia venceu a concorrência e tem como previsão a conclusão das obras em 120 dias. No acordado pela prefeitura está prevista a demolição do antigo píer da Praia das Pintangueiras e uma nova estrutura será construída no local. O muro da orla, no entorno do píer, também passará por melhorias, assim como toda a calçada, que se encontra desnivelada devido à fuga do material.  

A pista e calçada da Praia da Bandeira passarão por obras de remoção da camada de asfalto e aterro, e a demolição do passeio, para construção de um novo. Além disso, o muro da orla também será reconstruído. Já na Praia da Guanabara, uma ruptura no muro da orla e do descalçamento do quiosque e equipes da própria Secretaria Municipal de Infraestrutura construirão um novo muro estaqueado para recomposição do trecho da calçada.  

Funcionários de empresa contratada deram início às obras

— Finalmente essas obras vão sair. Chegou e hora de cuidar melhor da Ilha. Vamos dar uma caprichada, porque a Ilha merece nosso carinho. A manutenção dos espaços como um todo na cidade foi abandonada. Nossa prioridade é colocar tudo em ordem novamente. Esse ano vai ser melhor neste aspecto, porque ajustamos um pouco nossas contas e o orçamento nos permite melhorar a cidade — afirma o prefeito. 

A moradora da Praia da Bandeira, Lucia Maria Freire, de 46 anos, está ansiosa com o início das obras e espera que o problema seja resolvido de fato. “Parecia que não arranjariam solução para nossa orla nunca. Vamos fiscalizar para cobrar eficiência da empresa”. 

Além do prefeito e do secretário de infraestrutura, estiveram presentes para dar início as obras, a vereadora Tania Bastos, o vereador Victor Hugo, o subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo, o gerente executivo local, Rafael Souza e diversos moradores.