Notícias

PM age para reduzir roubo de veículos

Policiais do 17°BPM já atuam com câmeras nas abordagens


10/06/2022 - Edição 2097

Policiais trabalham atentos em pontos estratégicos
Policiais trabalham atentos em pontos estratégicos

Com os bons resultados de redução obtidos nos últimos três meses no roubo de rua, que engloba o roubo a pedestre, dentro de coletivos e o roubo a celular, agora o 17ºBPM atua para conter o roubo de veículos. Para isso, o comandante do batalhão da Ilha, Silvio Luiz, que é morador da região, adotou novas estratégias, intensificando o patrulhamento em comboio e retenções dinâmicas em diversos bairros.  

Segundo o Tenente Coronel Silvio Luiz o roubo de veículo é um trabalho que precisa ser de identificação do problema, contato com as vítimas para entender como aconteceram os crimes e buscar informações fidedignas das características dos criminosos. O 17°BPM mapeia as principais áreas de atuação dos criminosos, que são as ruas do Jardim Guanabara mais próximas da saída da Ilha para surpreender os criminosos. Inclusive, em uma dessas estratégias adotadas, na quarta-feira (1°), logo pela manhã, dois criminosos foram presos durante perseguição na Estrada do Galeão, altura do HFAG, sentido saída da Ilha, após os bandidos tentarem roubar um carro no Jardim Guanabara.  

— Conversar com as vítimas têm tido resultados benéficos para compreender a forma e os locais onde atuam os criminosos. Neste mês de junho queremos reduzir o roubo de veículos, como reduzimos nos últimos meses o roubo de rua. Para isso estamos mantendo um patrulhamento ostensivo estratégico, que inclui a Ilha do Fundão, que agora tem a volta dos universitários com aulas presenciais — explica o comandante.  

Comandante Silvio Luiz

Outro ponto que tem sido marca do comando de Silvio é em relação às operações rotineiras nas comunidades da Ilha. Ele garante que irá manter, principalmente na Vila Joaniza, no Galeão, ocupada por uma facção criminosa que, segundo o setor de inteligência do 17°BPM, interfere diretamente no roubo de veículo na Ilha. Dentro das demais comunidades insulanas, a ideia é impedir a expansão territorial feita pelos bandidos com auxílio de barricadas. 

— Vamos manter as operações nas comunidades. Temos obtido bons resultados com prisões, apreensões de armamentos, entorpecentes e rádios comunicadores. Vamos não só impedir a expansão territorial como trabalhar para que recuem. E vamos pedir sempre o apoio de outros batalhões para conseguir cada vez mais êxito nestas operações — disse.   

A novidade nos acessórios de trabalho dos policiais fica por conta da inserção de câmeras de som e áudio, em tempo real, como as usadas nas operações Lei Seca, que agora estão sendo utilizadas em todas as áreas de patrulhamento ostensivo e tende a trazer uma segurança maior para a população e ao próprio policial durante as abordagens.