Opinião

Opinião - José Richard


28/05/2021 - Edição 2043

As ruas Mileto Maciel, Visconde De Lamare e Monjolo são estratégicas e precisam ter uma maior atenção dos órgãos públicos. São ruas próximas uma das outras e importantes para o acesso de milhares de moradores, além de facilitar o fluxo interno de veículos entre diversos bairros. 

Os problemas delas são semelhantes. São estreitas e com muitos carros estacionados irregularmente nos dois lados, ou ilegalmente em cima das calçadas, provocando dificuldades para os pedestres que são obrigados a andar pelo meio da rua, correndo risco de atropelamentos. Nelas, a fiscalização dificilmente aparece para orientar ou multar, estimulando os motoristas infratores pela certeza da impunidade. 

Insisto por um olhar mais atento a essas três viasna medida em que elas também são importantes como rotas alternativas e facilitam os deslocamentos dos motoristas que buscam bairros como Cacuia, Cocotá e Pitangueiras, além de oferecerem rotas alternativas de quem vem da Ribeira. 

Um outro problema que os moradores dessas vias têm em comum é a questão do lixo. Enquanto na Monjolo e De Lamare os serviços de coleta são gravemente prejudicados diante da forçosa lentidão do caminhão da Comlurb que precisa encontrar espaço para se movimentar no espaço estreito entre os carros estacionados dos dois lados das ruas, na Mileto sobra lixo espalhado pelas calçadas – como o Ilha Notícias mostrou em reportagem publicada na edição da semana passada –, seja pela falta de caçambas ou pela ação dos catadores de recicláveis, que embora ajam para sobreviver, acabam tornando imundas as calçadas e prejudicando o bem estar dos moradores da rua. 

Essas três ruas, como tantas outras na Ilha, precisam de planejamento e fiscalização para reduzir os impactos que os problemas causam ao bem estar dos insulanosA população merece!