Opinião

Opinião - José Richard


Por José Richard

26/03/2021 - Edição 2034

Já falei aqui e volto ao tema do transporte marítimo, considerando a relevância do assunto e pela absoluta omissão e silêncio das autoridades que nos últimos anos deixaram de lado o assunto e a causa. Não é por causa da pandemia que o serviço está muito ruim, já estava antes e cada vez piora mais. Aliás, se estivessem realmente preocupados com a população da cidade, nossos governantes teriam colocado mais barcas para transportar passageiros evitando as trágicas aglomerações dentro dos ônibus onde diariamente milhões de passageiros viajam apertados, sem máscaras, e tornam-se presas fáceis para o vírus, que todos tememos.

Não acredito que o assunto esteja em pauta nem seja relevante para o governador de plantão, autoridade responsável pela concessão da exploração do serviço de transporte de passageiros. Aliás esse assunto há muitos anos que não é discutido fora do período eleitoral, quando todos os candidatos ao governo estadual costumam assumir compromissos para reativar e dar qualidade ao serviço. É uma vergonha que isso aconteça há tanto tempo e nada é feito e nenhuma promessa é cumprida. Os moradores só podem entender a falta de atitude como atitude como uma afronta à população que vive na Ilha do Governador. Povo que poderia ter o melhor sistema de transporte público da cidade se as barcas funcionassem, pelo menos com viagens a cada hora na ida e volta, das 6h da manhã às 21h.

Imagino que milhares de insulanos poderiam estar se beneficiando com viagens marítimas mais seguras e tranquilas, diminuindo o risco de contágio do vírus devido a característica do transporte mais arejado, com tempo para arrefecer o estresse do dia de trabalho. Por que, as autoridades se escondem e não realizam ações mínimas para ativar o transporte marítimo ao padrão de funcionamento responsável e a altura das exigências da população é um mistério. Estamos cansados de sermos penalizados pelo desdém dos poderosos de plantão.