Opinião

Opinião - José Richard

Insulano deve tomar cuidado ao frequentar as praias da região neste verão


18/10/2019 - Edição 1959

Banhistas devem ter atenção máxima nas areias e nas águas por conta da possibilidade de contaminação
Banhistas devem ter atenção máxima nas areias e nas águas por conta da possibilidade de contaminação

A primavera já deu sinais de que o verão vai ser bastante quente. Talvez insuportável. Nada que o noticiário internacional já não tenha previsto devido as mudanças climáticas, consequência da irracionalidade do homem.

No último fim de semana as praias ficaram lotadas em toda cidade. Na Ilha, principalmente a Engenhoca e a Praia da Bica, receberam milhares de pessoas em busca de lazer. E talvez até um mergulho. Diante do calor inevitável é certo que as areias das nossas principais praias voltem a ficar lotadas cada vez mais até o final de fevereiro. Mas é preciso fazer alertas importantes sobre problemas que podem afetar o lazer tranquilo dos banhistas.

A preocupação com a saúde deve ser absoluto e o cuidado com as brincadeiras nas areias e nas águas deve ter atenção máxima pela possibilidade de contaminação. As areias podem estar contaminadas por fezes de animais e restos apodrecidos de comida que geram bactérias que contaminam com facilidade os banhistas através de pequenos ferimentos ou por passar as mãos nos olhos.

Quanto ao banho, os ambientalistas já alertaram diversas vezes que as águas da Baía de Guanabara estão muito poluídas e a contaminação também pode se dar através de um pequeno ferimento em contato com a água. Entretanto, segundo os médicos, engolir a água poluída pode gerar uma complicada infecção no aparelho digestivo, cujas consequências podem tirar de circulação por algum tempo o banhista, além de outros prováveis problemas.

É preciso curtir as praias com cuidado, sobretudo dando atenção especial para as nossas crianças. É inacreditável, mas ainda tem gente que não tem dimensão dos perigos da poluição na saúde humana. O planeta dá sinais de que não suporta mais tanta agressão e as consequências para o ser humano serão cada vez mais terríveis.