Opinião

Opinião - José Richard

Firmes na luta contra o vírus


Por José Richard

26/02/2021 - Edição 2030

Com o aumento do número de casos do coronavírus no Brasil, com números que ultrapassam os piores momentos desde que a pandemia começou é muito importante que todos nós mantenhamos rigorosamente os procedimentos e protocolos de proteção para evitar o contágio.

Com as mutações o vírus se tornou mais contagiosos e os cuidados precisam ser mantidos, sobretudo por alguns grupos mais jovens que estão festejando a vida sem os cuidados como uso de máscaras e higienização das mãos constantemente. Naturalmente com mais vitalidade e saúde os jovens, mesmo se contaminados, são mais fortes e resistem melhor ao ataque do vírus. Entretanto, muitos acabam levando para dentro de casa a doença e involuntariamente contaminam seus familiares podendo condená-los à morte.

O mundo ainda sofre terrivelmente com a Covid, e 2,5 milhões de pessoas já morreram em consequência dela. Mas, felizmente, o número de infectados e mortes está em declínio em quase todo planeta, seja ainda pela adoção de medidas restritivas ou pelas ações de vacinação que estão aceleradas em muitos países. Enquanto aqui falta vacina e as doses são repartidas de modo desorganizado, não é momento para relaxar os cuidados de proteção, mas agir observando rigorosamente as orientações das autoridades de saúde para evitar o contagio.

As aulas presenciais estão voltando dentro de um cronograma responsável, fato que é um sinal positivo de que em breve a vida voltará a uma normalidade com certeza melhor que antes, sobretudo pelo aprendizado que todo sofrimento impõe e por outro lado a valorização do abraço e a volta com intensidade das confraternizações, sem medo.

Estamos nas batalhas finais para derrotar esse vírus. Reforce seus cuidados pessoais e fique atento a data da sua vacinação no calendário divulgado pela prefeitura do Rio. Nossas atitudes são exemplo para nossos familiares, amigos e vizinhos, e podem ser decisivas para salvar vidas.