Opinião

Opinião - José Richard

Tubiacanga precisa de atenção igual a todos os outros bairros da Ilha


Por José Richard

19/02/2021 - Edição 2029

Tubiacanga é um bairro da Ilha do Governador que provavelmente poucos insulanos conhecem. É uma região onde moram muitos pescadores e tem apenas uma via de acesso que começa na Estrada Tubiacanga-Canárias, ao lado da comunidade do Parque Royal. A instalação de um posto do Detran, logo no início, e a instalação de alambrado nos dois lados da via ajudaram a preservar o espaço contra invasões ilegais.

Como a região é isolada do restante do povoado da Ilha, a circulação de veículos é praticamente só de moradores e de quem gosta da boa gastronomia, pois por lá existem alguns bons locais para degustar comidas gostosas, principalmente frutos do mar. O Restaurante Capitania dos Copos se destaca e é procurado por muita gente de toda cidade. Tubiacanga é uma região tranquila.

Mas a sua população, com cerca de 5 mil habitantes, atualmente sofre com o problema de transporte público, servida por apenas uma linha de ônibus (922), que diminuiu os horários para apenas duas viagens diárias pela manhã e nenhuma de volta, como publicou o Ilha Notícias na semana passada. A vida que já estava complicada por causa da pandemia se tornou muito mais difícil para quem trabalha fora do bairro.

Outro problema que precisa ser resolvido se estende por toda a estrada de acesso. No final do ano passado a Cedae, com a promessa de melhorar o abastecimento de água para a região, abriu uma valeta no asfalto da via de acesso cuja extensão é de cerca de um quilômetro, para colocação de dutos e cobriu com asfalto de péssima qualidade. Em poucos meses, o remendo já apresenta diversos trechos esburacados e precisa de reparos para não aumentar a quantidade de buracos na lateral da pista.

Essa comunidade, separada entre o mar e o aeroporto, precisa de atenção igual a todos os outros bairros da Ilha. Pode ser um lugar isolado, mas nunca deve ser esquecida. Sua população precisa se sentir integrada à vida insulana e contar com o apoio de todos nós, sobretudo das autoridades cujas responsabilidades são para servir a todos igualmente. Viva Tubi!