Opinião

Opinião - José Richard

Ação dos pichadores precisa ser coibida


Por José Richard

22/01/2021 - Edição 2025

Na edição da semana passada o Ilha Notícias denunciou a pichação de diversas palmeiras imperiais, com mais de cem anos, que sobem a mais de 20 metros na aprazível orla da Praia da Bica. Embora não recebam nenhum cuidado especial das autoridades, como uma simples poda de seus galhos de vez em quando, são consideradas como bem imaterial da cidade por lei do ex-vereador Eduardão, um insulano dos bons.

Quanto à punição aos pichadores nada acontece e ninguém sabe quem são. Eles precisam ser denunciados e presos. Sugiro que quem ver um deles agindo mande fotos para a PM ou Delegacia. Sei que é difícil pegar porque agem as escondidas e à noite. São pessoas covardes e bandidos que precisam ser apontados para que a beleza das nossas palmeiras não sejam mais ameaçadas e garantir a existência delas por mais algumas décadas.

O pior é que as ações desses pichadores também se estendem por centenas de prédios por todos os bairros da Ilha do Governador. Além dos edifícios comerciais os bandidos picham muros e residências emporcalhando as fachadas e muros. Uma vergonha! Os prédios localizados nas principais vias são os que mais sofrem com a ação desses porcalhões. Há algum tempo, soube de um caso que o pichador foi pego e explicou que era pago para divulgar o símbolo de um outro personagem - devia ser um maníaco. Era um jovem desempregado que se arriscava e ganhava por cada pichação, ou seja, por uma produtividade imbecil.

A loucura também está presente na ponte do BRT que foi pichada logo após a sua inauguração, dezenas de indecifráveis garranchos, colocados nas laterais por gente que arrisca a própria vida para sujar a cidade e bens particulares. É um absurdo, e as autoridades precisam encontrar métodos para impedir que esses criminosos ajam livremente. É preciso proteger o cidadão que, por exemplo, comprou um apartamento com sacrifício e tenha de um dia para o outro a sua privacidade invadida por alguém que picha a fachada da sua casa, desvalorizando o imóvel e colocando em risco a sua família.

As palmeiras da Praia da Bica, a ponte do BRT e, sobretudo as nossas residências e escritórios precisam ser protegidos contra a ação desses vândalos que agem como verdadeiros bandidos e às escondidas.