Opinião

Opinião - José Richard

A questão das motos e vans na Ilha é um problema antigo


Por José Richard

08/01/2021 - Edição 2023

Duas coisas deixam os leitores do Ilha Notícias irritados. Noto isso na grande quantidade de mensagens e registros que chegam através do e-mail e das redes sociais cujos conteúdos revelam que as pessoas estão realmente incomodadas com a ação das motos e vans.

É falsa a valentia dos motoqueiros que atropelam sinais e não respeitam a vida dos outros nem a própria. A grande maioria deles, inclusive os de aplicativos, é formada por jovens cujas vidas parecem não ter valor algum. Costumam passar entre os veículos em grande velocidade, cortando e buzinando sem nenhum remorso de ter assustado idosos e outras pessoas que estão nos carros. Muitos batem em retrovisores e ainda ameaçam brigar com os motoristas, mesmo quando esses estão parados no sinal que eles avançam sem nenhum pudor. Imagino que as suas família não devem se orgulhar das loucuras que praticam e devem dar graças a Deus quando eles chegam em casa. Vivos é claro!

A ação das vans nas ruas é outra história tão grave e mais séria porque envolve de uma vez grupo maior de pessoas que viajam como passageiros em veículos cuja possibilidade de acidentes é exponencial pela velocidade que circulam e o desrespeito a todas as regras de trânsito.

A atitude das autoridades para resolver os abusos, ilegalidades e constrangimentos aos pedestres e outros motoristas é quase zero. Não existe. Seja pela falta de condições humanas e materiais para agir ou porque simplesmente são omissos. O povo que sofre impotente contra a pandemia é o mesmo que é refém da malandragem e desrespeito cujos protagonistas que dirigem vans e motos, inacreditavelmente são vizinhos e insulanos como nós. Eles precisam refletir e mudar.