Opinião

Opinião - José Richard

A energia do bem em 2021


Por José Richard

31/12/2020 - Edição 2022

Penso que 2020 ficará marcado como um dos anos mais complicados para a humanidade. No Brasil fomos pegos de surpresa em março, e a partir de abril todos os planejamentos foram para o lixo. Ninguém previu medidas de isolamento social, lockdowns e restrições ao funcionamento das atividades produtivas de um modo geral. Foi um ano que vai ficar na história da humanidade, não apenas pelas paralizações, mas sobretudo, pela quantidade de pessoas contaminadas e mortas desde que o coronavírus foi identificado na China, há pouco mais um ano. O planeta já chorou a morte de cerca de um milhão e 800 mil vítimas pela Covid -19, embora os esforços das equipes de saúde em todo mundo para salvá-las.

As vacinas só agora estão sendo aplicadas na população de alguns poucos países. No Brasil, a imunização deve iniciar só depois da primeira quinzena de janeiro e, segundo as autoridades, deverá demorar cerca mais de um ano para atingir toda população.

Mas estou otimista. A tendência é de que os novos casos de contaminação voltem a diminuir, como aliás já esta acontecendo, de modo lento é verdade, mas em direção ao fim dessa terrível pandemia que preocupa a todos nós. Acredito que 2021 será um ano de grande crescimento econômico e resgate da alegria. Um ano em que vamos voltar a nos abraçar e comemorar a vida, festejar por qualquer coisa, mesmo sem motivo, pelo simples fato de saber que estamos livres dessa terrível pandemia.

Tenho a certeza de que as pessoas no mundo inteiro serão mais felizes do que eram antes da pandemia em razão do simples fato que antes, muitos de nós não sabíamos o quanto o contato com as outras pessoas é importante para impulsionar a nossa alegria de viver e sonhar. Acredito que em 2021 o mundo vai estar numa euforia inigualável, proporcionando a todas as nações e seus povos um desenvolvimento fantástico. A energia do bem está acumulada e tenho a convicção de que os melhores sonhos das nossas vidas serão materializados a partir deste próximo ano com mais amor e solidariedade. Deus é bom!