Opinião

Opinião - José Richard

A ação conjunta de órgãos públicos é necessária para manter o Aterro do Cocotá em boas condições


06/11/2020 - Edição 2014

Um dos maiores espaços públicos para o lazer e a prática de esportes da Ilha do Governador é o Parque Poeta Manuel Bandeira, popularmente conhecido como Aterro do Cocotá. O apelido lembra que o local foi inaugurado em 1978, pelo prefeito Marcos Tamoyo, depois que obras de aterro empurraram a orla dezenas de metros para dentro da Baía de Guanabara.

Depois de 42 anos esse importante espaço público precisa que as autoridades se unam para criar ações permanentes para manter conservados os campos de futebol, pista de skate, quadra de tênis, canteiros, calçadas e bancos entre outros equipamentos da praça. É preciso que a iluminação seja reforçada e o policiamento da PM e GM garanta a possibilidade da prática de atividades esportivas e de lazer também durante a noite. Diversos moradores denunciam que depois que escurece o local fica perigoso e acontecem assaltos cujas vítimas são principalmente passageiros que chegam de barca. A presença de grupo de programas afasta as famílias.

Parte da área criada pelo aterro, com os anos, foi sendo ocupada por importantes órgãos públicos como o Fórum da Justiça, UPA Pediátrica, Estação das Barcas do Cocotá e o Posto de Detran, todos com atividades essenciais à população, como a Arena Cultural Renato Russo que trouxe uma interessante opção para shows e apresentações musicais que movimentando a cultura local. As ocupações são positivas e demonstram historicamente o acerto da construção do Aterro do Cocotá.

A ação conjunta de órgãos públicos é necessária para resgatar a beleza do espaço e mantê-lo sempre em boas condições e seguro para uso da população que deseja relaxar, dar uma caminhada ou levar a prole para um passeio, enquanto times amadores se divertem nas peladas e outros soltam pipas, entre outras atividades. Para alcançar algum resultado positivo é necessária a iniciativa e cooperação entre órgãos públicos. É preciso que cada um saia do seu quadrado e, de fato, realize ações para beneficiar a população. O insulano merece!