Opinião

Opinião - José Richard

O recapeamento asfáltico de vias na região deveria ser mais constante


Por José Richard

16/10/2020 - Edição 2011

Essa questão do recapeamento asfáltico de algumas vias da Ilha do Governador é uma operação que deveria ser mais constante de modo a que algumas ruas não ficassem tão esburacadas.

É o caso do trecho da Estrada do Galeão, entre o Casa Show e a Praça do Avião. Depois que uma obra sob responsabilidade de uma empreiteira contratada para colocar dutos de esgoto em direção à Estação de Tratamento do Tauá, transformou parte da pista de saída da Ilha num perigo, sobretudo para os motociclistas. São muitas ondulações na pista cuja velocidade permitida é de 80 km/h, fato que pode provocar sérios acidentes devido à instabilidade e vibração que gera nos veículos. Muitos insulanos reclamam, mas a obra de nivelamento do trecho parece que aguarda uma tragédia para ser realizada.

A Rua Cambaúba, importante via que liga a Praia da Bica à Estrada do Galeão, foi recapeada recentemente, mas a empreiteira esqueceu de nivelar os tampões e ralos, deixando buracos com cerca de 10 centímetros de profundidade. O esquecimento gera preocupação para os motoristas que precisam estar muito atentos para desviar numa rua que tem mão dupla e muito movimento.

Já quem dirige pela Praia da Bica sabe bem ao que estou me referindo. Na orla o asfaltamento, feito há poucos anos, deixou a pista bem nivelada, mas com a ação do tempo e ausência de obras de conservação, os bueiros cederam e criaram as mesmas depressões na pista existentes na Cambaúba. A via está perigosa e desconfortável para que dirige nela. Torço que no embalo das últimas obras de recapeamento, todas as ruas da Ilha sejam beneficiadas, sem os problemas da Cambaúba e da orla da Bica.