Opinião

Opinião - José Richard

Ações de recuperação do meio ambiente precisam ser estimuladas


Por José Richard

25/09/2020 - Edição 2008

A mobilização de voluntários para recuperação do meio ambiente, principalmente em praças e na orla precisa ser estimulada para se tornarem fatos corriqueiros e entendidos como uma obrigação de todos os cidadãos com o planeta.

Na Ilha do Governador diversos grupos de voluntários, sobretudo de jovens, realizam essas atividades recolhendo lixo e todo tipo de porcaria das praias da Ilha. Alguns solitários também realizam essa tarefa sem estarem ligados a nenhum movimento, mas cujas ações somadas a de outros significam expressiva quantidade de detritos retirados das ruas e areias das praias.

É importante estimular nossos familiares e vizinhos para atuarem nessas responsabilidades cidadãs ajudando a criar uma cultura que provoquem exemplos e contagiem cada dia mais pessoas com o compromisso de ter atitudes para manter nossas ruas, praças e praias limpas. É preciso dar o exemplo e também falar forte com quem inexplicavelmente joga lixo no chão das calçadas. Até um pequeno papel de bala deve ser colocado na lata do lixo, sempre!

O fogo que queima florestas, casas e carros nos Estados Unidos e que simultaneamente destrói matas verdes em diversos outros pontos do planeta é um alerta de que as coisas passaram dos limites. Tornados, ventos fortes, alagamentos e o derretimento acelerado nos polos é a circunstância preliminar do aumento do nível dos oceanos e submersão de diversas cidades. Quem tem dúvidas não sabe que é apenas uma questão de tempo para acontecer.

Portanto, temos que fazer tudo, com vigor e sem favor, para ajudar a terra a respirar. Nossa geração que tanto agrediu a natureza precisa ter ações expressivas para recuperar o meio ambiente, já!