Opinião

Opinião - José Richard

O slogan "Ame a Ilha" representa o orgulho de ser insulano


Por José Richard

18/09/2020 - Edição 2007

O slogan “Ame a Ilha” anunciado por Marcelo Barros, presidente da querida Associação Atlética Portuguesa é oportuno nesse momento quando muitos insulanos podem estar desanimados em função dessa pandemia que já se estende por quase seis meses. A Ilha do Governador é diferente e a sua população muito bairrista, ama a região. O termo insulano usado com orgulho para identificar nossa origem mostra que somos diferentes e amar nossa região é uma sentimento natural que precisa estar vibrando em nossos corações.

Com uma população de quase 300 mil habitantes que vivem em 14 bairros distribuídos em um território de apenas 33 km², onde quase a metade é ocupada pelo aeroporto e unidades das forças armadas, a Ilha do Governador tem um papel muito importante na cidade. A densidade populacional é extremamente grande e quase não existem áreas a serem ocupadas com novas construções. É uma verdadeira cidade de porte médio onde vive uma população gigante. Segundo o IBGE, se a Ilha fosse município ocuparia a décima posição no estado do Rio de Janeiro. Tem população maior que Maricá, Saquarema e São Pedro da Aldeia juntas.

Isso nos proporciona, como moradores, muitas responsabilidades com o território que vivemos. A força e o orgulho de sermos cariocas estimula tratar esse pequeno território muito bem para que se torne o melhor pedaço da Cidade Maravilhosa. E a frase “Ame a Ilha” que agora o time da Portuguesa vai usar nas camisas durante os jogos pelo Campeonato Brasileiro D, é um bom motivo para cultivarmos a mesma ideia em tudo.

Aliás, em 1976 logo em seguida que o Ilha Notícias foi fundado e durante alguns anos, o jornal distribuiu à população milhares de adesivos que eram colocados no vidro traseiro dos carros, com a mesmo a frase “Ame a Ilha” colocada no desenho de um coração vermelho. Agora o presidente da Lusa tem a brilhante iniciativa de propor um novo tempo com a mesma frase para provocar um clima alto astral para valorizar as pessoas e todas as atividades econômicas, esportivas e de lazer que movimentam a região. O slogan será um selo de qualidade e do orgulho de ser insulano.

A Ilha do Governador não pode ser medida apenas por sua grande população, mas também pelas atividades produtivas aqui instaladas e empresas importantes reconhecidas mundialmente como Shell, Cosan, Fischer, Eisa, entre outras, além do segundo maior aeroporto do país, o nosso Tom Jobim. Amar a Ilha não é difícil. Quem ainda não sentiu a sensação gostosa de “cheguei em casa” quando passa pela ponte e entra novamente na Ilha. A ideia é aproveitar essa energia para vivermos mais felizes.

Ame a Ilha!