Opinião

Opinião - José Richard

Mutirões de limpeza merecem incentivo e admiração dos insulanos


Por José Richard

28/08/2020 - Edição 2004

O bom exemplo do grupo de jovens que executam ações espontâneas de retirada do lixo em diversas praias da Ilha do Governador precisa ser estimulado e ter a adesão de todos nós, seja participando ou criando ações semelhantes. O planeta precisa de mais atitudes como essa para diminuir o lixo nas praias e nas ruas para reduzir a poluição que avança por terra, mar e ar. É preciso reverter a perspectiva de um mundo inóspito para o qual caminhamos que provavelmente condena nossos netos a ter que usar capacetes no lugar de simples máscaras.

É um paradoxo inexplicável de autodestruição humana que tem como protagonistas muitos que ainda jogam lixo nas ruas e calçadas ou pela janela do carro causando um efeito dominó de poluição que vai das sarjetas às galerias pluviais, causando entupimentos e alagamentos com prejuízos para a cidade e sua população.

Sei que muitos gostariam de estar apagando os incêndios na Amazônia ou pelos mares recolhendo o lixo flutuante que já ocupam ilhas de milhares de quilômetros quadrados, prejudicando a vida e a navegação nos oceanos. Mas se não é possível realizar esses sonhos, que façamos o básico, como colocar o lixo nas lixeiras e não jogar detritos no mar. Aliás, no caso da Baía de Guanabara, tem gente irracional colocando sofás e armários, entre outras coisas descartáveis, tornando as águas que cercam a Ilha do Governador extremamente poluídas. No Fundão, um grupo de pesquisadores da UFRJ chegou a chamar as águas daquelas imediações de caldo de bactérias tal o grau de contaminação encontrado. É uma vergonha para a nossa geração o legado de irresponsabilidade com o meio ambiente.

Para ficar mais preocupado e motivado para reagir, converse com os pescadores insulanos da Colônia Z-10 ou de Tubiacanga sobre os absurdos que encontram nas redes durante as pescarias. Sem falar dos animais e corpos humanos que as marés levam até as praias, coisa que todo mundo já sabe.

Portanto, mérito, aos participantes do “Projeto Limpando o Mundo”, que recolhem cerca de 120 kg de lixo diariamente da nossa orla, num belo exemplo de cidadania. Merecem incentivo e admiração dos insulanos.