Opinião

Opinião - José Richard

Diversos trechos da orla da Ilha do Governador estão com problemas pela falta de conservação


Por José Richard

14/08/2020 - Edição 2002

Perto da Praia da Rosa, no trecho entre aquela comunidade e o Estaleiro EISA, uma parte da calçada praticamente sumiu
Perto da Praia da Rosa, no trecho entre aquela comunidade e o Estaleiro EISA, uma parte da calçada praticamente sumiu

Diversos trechos da orla da Ilha do Governador estão com problemas pela falta de conservação. A ação natural das águas da Baía de Guanabara, seja pelo bate e volta das ondas ou por causa das marés altas, cujas águas penetram pelas brechas das encostas e provocam o esfarelamento da terra e areia que são tragadas pelas águas. Com o tempo, o concreto do piso das calçadas desaba provocando verdadeiras crateras, colocando em perigo quem faz caminhadas ou passeios.

O Ilha Notícias aponta seguidamente o problema, principalmente através de fotos e mensagens enviadas por moradores de diversos bairros. Perto da Praia da Rosa, no trecho entre aquela comunidade e o Estaleiro EISA, uma parte da calçada praticamente sumiu e os moradores, assustados, temem que o mar também comece a destruir o asfalto da rua, tornando o problema maior do que já é. Aliás, é uma questão de tempo isso realmente acontecer.

Na Praia da Bica problemas semelhantes acontecem, mas talvez por se tratar de um local com mais visibilidade e gerar transtorno a mais pessoas, em pouco tempo o desmoronamento sofre intervenção urbanística e é recuperado. Entretanto, acredito que tanto na Bica como na Praia da Rosa, cuja gravidade do problema e transtornos são iguais, a atenção deveria ser a mesma em respeito aos moradores e frequentadores cujos direitos como cidadãos são iguais na nossa sociedade.

Talvez os tempos de pandemia tragam uma certa dificuldade na mobilidade aos setores de conservação dos órgãos públicos, considerando que, por bom senso, o foco agora tem que ser o combate ao coronavírus, e a prioridade salvar vidas. Todavia, logo que as coisas voltem à normalidade é importante que seja feito um esforço conjunto das unidades de conservação para recuperar esses trechos que estão desmoronando nas orlas da Ilha do Governador, cujas vistas são bonitas e aprazíveis, para que ninguém entenda que possa haver cidadãos privilegiados nem abandonados.

A Ilha do Governador precisa continuar como referência na cidade pela qualidade de vida e tranquilidade. Cuidar das nossas calçadas, ruas, árvores e praias é obrigação de todos. Alertar as autoridades é um direito e ajuda a resolver problemas comuns.