Opinião

Opinião - José Richard

Durante muitos anos foi um bom programa para os insulanos assistir os filmes no Ilha Auto Cine


Por José Richard

17/07/2020 - Edição 1998

O Ilha Auto Cine exibia bons filmes e oferecia segurança aos espectadores
O Ilha Auto Cine exibia bons filmes e oferecia segurança aos espectadores

O Drive-In que funcionou por décadas na Ilha do Governador numa ampla área militar, cuja entrada era pela orla da Praia de São Bento, pode voltar em consequência dos novos tempos impostos pela pandemia. O antigo dono, o saudoso insulano Mauro Silveira, morador do Condomínio Figueira da Foz, na Portuguesa, tinha a concessão da Aeronáutica para usar o terreno e transformou o empreendimento numa referência de lazer na cidade.

O Ilha Auto Cine exibia bons filmes e oferecia segurança aos espectadores. Durante os dias de semana programava duas sessões à noite. O público, nesses dias, era principalmente de casais. Nos sábados e domingos as sessões começavam mais cedo e normalmente exibiam comédias e filmes infantis. Essas sessões eram frequentadas por famílias e muitas traziam cadeiras de praia para assistir fora dos veículos. Na primeira fila.

A lanchonete servia sanduiches e refrigerantes. O público podia ir direto no balcão ou ser atendido no carro pelo Lauro, um garçom nordestino, gente muito boa e educado que se tornou um bom amigo. Bastava piscar os faróis que ele aparecia no meio da escuridão. Para os clientes habituais, como era o meu caso, perguntava se era o de sempre, que no meu caso era um sanduiche Beirute, com pão árabe, recheado basicamente com queijo, maionese, tomate e pimenta.

Durante muitos anos foi um bom programa para os insulanos assistir os filmes no Ilha Auto Cine, e as vezes era difícil achar um vaga entre os carros. A imagem da tela era boa e o som vinha dos alto-falantes que eram colocados no vidros das portas dos carros. Depois evoluiu e bastava sintonizar o rádio do carro na faixa FM exclusiva do cinema.

Quando o Ilha Auto Cine fechou, abriu-se um vazio de saudades. Vivi naquele espaço bons momento de alegria e descontração. As vezes ia pelo filme, outras pelo Beirute e muitas vezes só para bater um papo com o Mauro Silveira que se tornou um dos meus grandes amigos.

Agora, a perspectiva que os drive-ins voltem com programação multiuso e além da exibição de filmes, recebam jogos ao vivo, peças, shows e até palestras. O projeto empresarial de entretenimento começa a funcionar a partir da próxima semana em cinco capitais. A Zona Sul do Rio terá um deles e a expectativa é de que a Ilha Governador volte novamente a ter o seu.

Torço para isso!