Opinião

Opinião - José Richard

Temos todos que agir com muita prudência para evitar a possibilidade de contágio, que ainda é grande


Por José Richard

19/06/2020 - Edição 1994

Cuidado com a higiene deve se manter durante a liberação das atividades
Cuidado com a higiene deve se manter durante a liberação das atividades

Com a flexibilização em fase inicial e a liberação de diversas atividades é importante que o público e comerciantes levem bastante à sério as normas estabelecidas pelos órgãos públicos e, além disso, adotem outros procedimentos específicos para suas atividades.

Temos todos que agir com muita prudência para evitar a possibilidade de contágio, que ainda é grande. É preciso entender que a liberação gradual não significa que a doença está sob controle, embora o avanço da pandemia tenha se estabilizado na cidade. Na verdade, todos sabem que centenas de pessoas ainda são internadas diariamente com a doença, muitas são curados e infelizmente alguns ainda morrem.

Como as notícias são animadoras pela diminuição de leitos ocupados, tem pessoas que estão deixando de usar máscaras de proteção e se arriscam pelas calçadas, colocando a sua vida e a dos outros em perigo. Entram em lojas e ônibus sem se importar se vão transmitir a doença ou serem contagiados. Essas pessoas precisam agir diferente é uma irresponsabilidade.

Acredito que sairemos dessa pandemia com um legado de proteção à saúde que vai fazer a diferença no futuro diante dos procedimentos agora adotados. Penso que com novos hábitos, que passarão a ser comuns, estaremos mais protegidos contra muitas doenças, pelo simples fato que teremos aprendido a nos cuidar melhor e com cuidados de higiene mais eficazes. Por essa razão é que donos de lojas devem adotar processos específicos pois cada estabelecimento é diferente do outro e se o dono exagerar nos processos de higienização estará demonstrando maior grau de responsabilidade, será admirado por isso e ganhará mais clientes.

Penso que essa pandemia vai acabar mais cedo na medida em que continuem as medidas de isolamento social para as pessoas na faixa de risco e, principalmente, se todos ficarmos ligados nos cuidados especiais quando estivermos fora de casa, seja caminhando, na condução ou no trabalho.