Opinião

Opinião - José Richard

Quem cumpre o isolamento social de um modo sensato preserva a si próprio e os demais


Por José Richard

08/05/2020 - Edição 1988

Essas pessoas se preservam contra o contágio da doença e também, caso sejam assintomáticas, não colocam em risco os demais
Essas pessoas se preservam contra o contágio da doença e também, caso sejam assintomáticas, não colocam em risco os demais

Cuide-se!!!

Quem está cumprindo o isolamento social de um modo sensato, só saindo de casa para compromissos necessários, como ir ao supermercado ou farmácia, cumpre dois importantes critérios de proteção nesses tempos de pandemia do coronavírus. Essas pessoas se preservam contra o contágio da doença e também, caso sejam assintomáticas, não colocam em risco os demais.

Agem em sentido contrário aqueles que mesmo podendo não fazem nenhum esforço de isolamento social e ainda saem para as ruas sem nenhum cuidado, não usam máscaras e se metem em aglomerações, como jogar cartas em um banco da praça. São pessoas que ainda não entenderam o perigo que correm e simultaneamente colocam os outros em perigo.

Tenho assistido diversas entrevistas de familiares de vítimas fatais que estão desesperadas pela perda e angustiadas alertam a população para não brincar com o perigo da doença e a importância dos cuidados de isolamento e de medidas preventivas, como o uso do álcool gel, lavar as mãos e, principalmente, o uso da máscara quando sair de casa. São pessoas que perderam entes queridos e viveram os horrores da morte, depois de dias de pavor na rotina dos hospitais superlotados e o desespero de doentes sofrendo em macas nos corredores, muitos sem atendimento adequado por falta de leitos, remédios e equipamentos. Depois que morrem, dezenas de corpos são preservados em lugares inapropriados ou containers refrigerados, para em seguida serem enterrados sem a presença da família.

A dor é muito grande e não é possível a omissão das pessoas nas ruas sem absolutamente se preocupar com si e com o problema que podem causar para os desconhecidos e familiares. É muito importante que os insulanos e os brasileiros de modo geral estejam preocupados com essa pandemia e exagerem nos cuidados de proteção. A coisa é séria e a contaminação é muito fácil de acontecer com possibilidade de consequências graves. Tenha amor aos seus amigos e familiares. Cuide-se!