Opinião

Opinião – José Richard

Instabilidade inexplicável


19/09/2025 - Edição 2268

É inaceitável que a Ilha do Governador, região da cidade do Rio de Janeiro, com 16 bairros e quase 300 mil moradores, continue sendo vítima do serviço ruim prestado pelas grandes operadoras de internet. Estamos falando de uma região estratégica do Rio de Janeiro, que abriga o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o segundo maior do país. No Tom Jobim, a até rede funciona bem, garantindo embarques, controles de voo e segurança. Mas fora dos muros do aeroporto nada está garantido e a instabilidade das redes é uma realidade diferente, com quedas constantes, instabilidade e usuários à procura de posição melhor para receber o sinal.

Esse contraste é um deboche com os insulanos. As mesmas empresas que faturam alto com planos caríssimos entregam um serviço capenga no dia a dia. O Ilha Notícias também sofre com o serviço ruim: transmissões ao vivo do jornal são interrompidas sem aviso, vídeos travam e informações de utilidade pública deixam de chegar aos leitores e internautas.

Isso considerando que as bases das transmissões do jornal estão localizadas no centro da Ilha, em plena Estrada do Galeão, e no estúdio instalado no shopping. Se a qualidade do sinal é sofrível nos pontos mais centrais e movimentado da região é de se desconfiar do que resta de sinal nos bairros mais afastados e nas orlas da Ilha?

Atualmente a necessidade de uma boa internet é vital, tanto para trabalhadores em home-office como para qualquer atividade ou negócio. Não se trata de luxo, mas de necessidade básica. Trabalho remoto, comércio, serviços, escolas, saúde e segurança dependem de uma internet estável.

A cada queda do sinal, não é só a paciência do usuário que é afetada, mas a rotina da população. Vivemos em plena era da fibra ótica e as falhas recorrentes não têm justificativa técnica, mas revelam a falta de investimento e o desprezo das operadoras pelos clientes da Ilha.

A portabilidade entre as operadoras nos celulares também já não parece solução para os usuários. A expectativa de obter um sinal melhor além de pacotes mais acessíveis, surpreende pela repetição das mesmas dificuldades. A Ilha do Governador merece mais qualidade nos serviços das operadoras de internet.