07/02/2025 - Edição 2236
Quem mora na Ilha do Governador vive a expectativa de ações para despoluição da Baía de Guanabara diante da possibilidade do jogos Pan-Americanos de 2031 serem realizados mais uma vez no Rio de Janeiro, agora em parceria com a cidade de Niterói, município fluminense cujos moradores também sofrem com a poluição das águas da baia em suas praias.
E muito provável que a parceria brasileira vença Assunção, capital do Paraguai, que também é cidade candidata a sediar esses importantes jogos. Disputar com o Rio de Janeiro é osso duro diante da experiência da cidade em promover e realizar — principalmente nos últimos anos —, grandes eventos esportivos como os próprios jogos Panamericano de 2007, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpiadas de 2016, entre outros grandes espetáculos.
Sem citar que Rio e Niterói são cidades muito bonitas. A Baía de Guanabara separa os dois municípios ligados pela Ponte Rio-Niterói e cujas águas dão o charme imbatível da beleza natural, emoldurando vistas incríveis do Corcovado, Pão de Açucar e a melhor de todas: a partir do Museu de Arte Contemporânea, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, onde a vista para a cidade do Rio de Janeiro é um privilégio para os niteroienses, colocando na mesma moldura as águas da baia o Pão de Açucar e o Cristo Redentor, além do movimento aéreo no aeroporto Santos Dumont para distrair. Vista incrível!
Portanto, é uma nova oportunidade para planejar e executar projetos para despoluir a Baía de Guanabara. Temos seis anos para isso. Tempo para executar ações que proporcionem, num futuro não tão distante, melhor qualidade de vida para os moradores e banhistas das praias da Ilha do Governador, cujas águas ainda estão muito poluídas por esgotos, produtos químicos, animais mortos onde proliferam todos os tipos invisíveis de bactérias. Muita gente despeja detritos e coisas podres na baía como ela fosse uma grande fossa.
Que os Jogos Pan-Americanos de 2031 venham para Rio-Niterói e que a despoluição da Baía de Guanabara esteja entre projetos prioritários. Queremos águas limpas para os atletas de esportes aquáticos e um legado para nossa população se divertir em praias de águas limpas.
Sem fiscalização prospera a desordem
Lixo no lixo!
Chuveiros nas praias da Ilha