Opinião

Opinião – José Richard


15/03/2024 - Edição 2189

Com a medida da prefeitura que definiu uma faixa exclusiva da Linha Vermelha no sentido baixada, a partir do viaduto da Linha Amarela, para veículos que entram na Ilha do Governador, o trânsito para quem acessa a nossa região ficou melhor. Antes, diversos motoristas que se dirigiam à Baixada Fluminense causavam congestionamento no trecho onde as pistas se dividem para acesso à Ilha do Governador ou Caxias. Naquele ponto os moradores da Ilha eram prejudicados, sobretudo no horário do final da tarde, quando o fluxo é maior e gerava congestionamentos.

Melhorar o fluxo para o Galeão, cujo número de voos aumenta a cada semana, foi o principal objetivo da prefeitura para não atrasar passageiros, tripulantes e naturalmente voos. Tudo para não atrapalhar o crescimento do movimento no aeroporto. E os moradores da Ilha são beneficiados duplamente, seja porque poderão chegar mais cedo em casa ou porque a medida contribui para o desenvolvimento do Tom Jobim, o que, teoricamente, significa mais oportunidades e vagas de emprego para os insulanos. Isso considerando o fato de que moramos mais perto do complexo aeroviário e muitas vezes é determinante numa contratação que acaba saindo mais em conta para o empregador e diminui a possibilidade de atrasos gerados por algum congestionamento.

A expectativa dos motoristas que circulam dentro da região é que outras ações possam melhorar a circulação interna dos veículos de modo geral, que hoje é complicada e sem nenhum tipo de fiscalização. Motos, vans e vans dão mau exemplo furando sinais sem o menor constrangimento. Carros de aplicativos estacionam aonde querem e atrapalham o fluxo do transporte público coletivo nas vias principais. Além disso, a falta de sinalização no asfalto dificulta uma direção mais segura, sobretudo à noite em trechos de pouca iluminação.

As vans já foram as campeãs de irregularidades no trânsito, mas, lamentavelmente, foram superadas de longe, pelo modo perigoso como os motoqueiros pilotam suas motos. Sem nenhum respeito à sinalização, exageram na velocidade e invadem até faixas de pedestres, calçadas e pior, muitas vezes andam na contramão e em alta velocidade, colocando em risco todos nós.

joserichard.ilha@gmail.com