03/11/2023 - Edição 2170
A cada semana são dezenas de mensagens que chegam à redação do Ilha Notícias denunciando o estacionamento irregular de carros sobre as calçadas. Nada mais comum na Ilha do Governador e ao mesmo irritante e desrespeitoso com os pedestres.
Na coluna Boca no Trombone – espaço livre que dá voz aos insulanos –, o grito de indignação dos leitores é contra os motoristas que com seus veículos obstruem a passagem de pedestres e estacionam de modo abusivo, impedindo a passagem de idosos, senhoras e crianças. Isso agride e ofende a todos nós, filhos, avós, crianças, senhoras grávidas, doentes e até atletas. Todos somos obrigados a desviar pelo meio da rua, colocando em risco a própria vida.
A educação e o respeito com as outras pessoas, parece não existir. Coisa parecida que também assusta os pedestres é o perigoso trânsito de motos pelas calçadas, hábito que nos coloca como reféns da sorte, pelo fator surpresa e velocidade dos motoqueiros, que surgem do nada, incluindo principalmente os que trabalham com delivery – que deveriam dar bom exemplo para serem mais respeitados pela população e pela condição de representantes da imagem das empresas para quem operam.
A população, que nesses tempos tensos já sofre com a insegurança gerada pelo aumento de crimes brutais e injustificáveis que rolam por todos lugares do mundo, agora também passou a viver aqui na Ilha com medo de andar – quando consegue –, nas calçadas pela absurda ocupação dos carros quando estacionados irregularmente e das motos que disparam repentinamente de todos os lados, colocado nossas vidas em perigo.
Parece até brincadeira, mas está complicado andar nas calçadas.