Opinião

Opinião - José Richard


Por José Richard

08/07/2022 - Edição 2101

O que passa na cabeça de quem determinou a descabida suspensão da linha 901, cuja medida é inacreditável e uma gigante falta de bom senso em prejuízo dos moradores da Ilha do Governador? É difícil saber se a empresa Paranapuan, que opera a linha, foi conivente com a Secretaria Municipal de Transportes para a suspensão da linha. Acredito que sim, até porque nunca se soube de uma ação de fiscalização da prefeitura para exigir o funcionamento da linha e atuar priorizando o interesse da população. 

Trata-se de um absoluto descaso com os passageiros cuja rotina precisou ser alterada em busca de alternativas de locomoção para ir trabalhar ou tratar de compromissos como consultas médicas, atrapalhando a vida de uma população que já foi tremendamente prejudicada pela pandemia. É uma covardia! 

Essa linha 901 é das mais importantes porque a partir do ponto final no Bananal se divide em dois trajetos para fora da Ilha: um pela Ribeira e outro desvia no Cacuia. O primeiro passa pela Freguesia, Bancários, Tauá, Cocotá, Praia das Bandeira, Pitangueiras, Zumbi, Ribeira, Estrada do Galeão até a União da Ilha, Jardim Guanabara e Estrada do Galeão na Portuguesa para finalmente sair da Ilha em direção a Bonsucesso. A outra opção, a partir do Bananal, segue pelo Bancários, Tauá, Cocotá, Cacuia, Estrada do Galeão a partir do relógio até sair da Ilha. São obviamente trajetos importantes e que nunca poderiam ter sido ignorados, pelas autoridades, sequer por um dia apenas. 

É impossível que a prefeitura não exija da Paranapuan a retomada, urgente, do funcionamento da linha 901. Torço para que ela seja uma das primeiras linhas a ter a normalidade restabelecida, mas que seja com veículos novos e quantidade de ônibus bem maior da frota que antes trafegava com ônibus velhos e lentos. A quantidade de passageiros e a utilidade do trajeto são essenciais para a vida dos moradores e o desenvolvimento da Ilha do Governador. 

e-mail: joserichard.ilha@gmail.com