Notícias

Opinião - José Richard


Por José Richard

24/06/2022 - Edição 2099

É um absurdo que os estacionamentos localizados ao lado do McDonalds e em frente ao Extra continuem cobrando caro pelo estacionamento dos veículos, e principalmente, não permitindo o tempo de tolerância. Já tratei desse assunto diversas vezes e o Ilha Notícias tem sido um verdadeiro porta-voz dos motoristas indignados pela cobrança abusiva. 

Para quem não sabe, esses dois estacionamentos foram construídos pela prefeitura sobre as calçadas em terrenos públicos dentro do projeto Rio Cidade executado na década de 90. Para construir os estacionamentos em área pública foi preciso desviar o trânsito pela Rua República Árabe da Síria no sentido entrada da Ilha e anular a antiga pista no mesmo sentido da Estrada do Galeão para dar espaço as áreas de estacionamento. 

A prefeitura criou estacionamentos e abriu licitação para a operação dos espaços, aparentemente sem estabelecer regras justas para os motoristas que precisam acessar as atividades produtivas da região, sejam eles lojistas ou clientes.  

O grande beneficiário dessa operação foi a empresa que administra o espaço, que não precisou investir nada nas obras e hoje exerce suas atividades explorando um local público provavelmente com bons lucros, mas cobrando caro dos motoristas. Cada estacionamento é automatizado e tem apenas um funcionário para operar a cobrança em cada área. 

Como não há período de tolerância, o morador da Ilha que precisar ir tratar rapidamente de um assunto ou entregar algum documento vai pagar no mínimo R$ 7,00 pelo tempo de estacionamento. Mesmo nos estacionamento particulares e shoppings a vida é facilitada com a tolerância. É legítimo considerar o transporte de pessoas com problemas de locomoção que precisam ter garantido o acesso o mais perto possível de um banco ou médico, por exemplo. Mas não há perdão! A empresa exploradora exige a cobrança a partir do momento que o veículo entra no estacionamento. 

A empresa não é da Ilha e não tem demonstrado nenhum bom senso e equilíbrio quando se trata de fazer a coisa certa e justa. Enquanto sobram vagas nesses dois estacionamentos, os motoristas são obrigados a dar um jeito para estacionar em algum local próximo em ruas transbordando de veículos e sujeitos a ação de flanelinhas ilegais e sem segurança. 

O problema é grave, sobretudo nessa época de dificuldades financeiras para todos nós, mas é uma tarefa que vamos continuar atuando e agora, através da Associação Comercial da Ilha vamos solicitar das autoridades ações para tornar esses estacionamentos, construídos em área pública, sejam verdadeiramente úteis à população da Ilha