Opinião

Opinião - José Richard


Por José Richard

17/06/2022 - Edição 2098

Há uma enorme área entre o aeroporto, Vila Joaniza e a Estrada Tubiacanga-Canárias que precisa de uma séria intervenção conjunta dos órgãos do município, do estado e federal. No bairro de Itacolomi, que se insere nessa região, antes havia boas casas para servidores da aeronáutica que viviam com as suas famílias, mas foram despejados em torno da década de 70. Os moradores foram verdadeiramente obrigados pelas forças da aeronáutica a sair de suas casas sem ter onde morar, e as residência demolidas parcialmente para tornar o imóvel inabitável. Uma covardia num país que precisa de milhões de habitações. 

Hoje o local é abandonado pelas autoridades e cercado de terrenos cuja ocupação é suspeita e evidentemente provisória até que o governo federal e seus órgãos como a Aeronáutica e o Ministério da Justiça decidam o que fazer. Com a falta de espaços pela cidade e localizado em área próxima ao centro urbano e o aeroporto, o governo devia agir rápido para tornar a vasta região numa próspera ocupação para famílias de baixa renda e estimular a criação de um centro comercial de pequenos empreendedores para dar alegria e vida ao local, além de criar uma economia sustentável. 

Não é possível que as autoridades desconheçam a região. Que tenham medo de entrar e agir devido às histórias e incertezas das armadilhas até é possível, mas ficar eternamente cegos sem planejar uma intervenção que leve prosperidade a uma região é desumano depois que muitas famílias foram expulsas e cujo choro da injustiça precisa ser reparado por uma nova geração sem oportunidades de moradia. 

Quem trafega pela Tubiacanga-Canárias, via vizinha, tem medo e percebe que quando uma região fica ao abandono nada prospera, a não ser a desorganização urbana e o perigo.