Opinião

Opinião - José Richard


Por José Richard

20/05/2022 - Edição 2094

As consequências da Covid-10 e essa guerra na Ucrânia trazem ao mundo desdobramentos que as últimas gerações não estavam acostumadas diante da realidade que a economia mundial tem de interdependência mútua. Em tempos normais as importações e exportações equilibram as necessidades nacionais de produtos manufaturados e o abastecimento de mercadorias para o setor alimentício, mas com guerra e a Covid o cidadão tornou-se a grande vítima. 

Com a confusão desta guerra que afeta a vida em diversos países e a resistência do coronavírus, que ainda continua matando pessoas em todo mundo, as dificuldades para produção nas lavouras e a fabricação de peças sobretudo para itens eletrônicos, gerou instabilidade internacional que afeta a vida de todos nós, devido a alta generalizada dos preços. 

Cada vez que entramos num mercado para as compras saímos com muito menos produtos e a culpa é da incrível impaciência dessa tal inflação que corrói salários e eleva os preços de mercadorias à estratosfera. Dizem os especialistas que é o movimento oferta e procura do mercado que geram as oscilações nos preços e que em tempos como o que vivemos só sobem. Na Ilha do Governador não é diferente para lojistas e comerciantes, de um modo geral. Quando são obrigados a recompor estoques pagam cada vez mais e diminuem seus lucros para não perder a clientela. 

Para suportar essa guerra de preços e sobreviver é necessário cautela nas compras, pesquisar preços e principalmente, dar preferência à economia local. Compre na Ilha, dê preferência ao comércio e serviços estabelecidos na nossa região. Aqui tem praticamente tudo. Economize nos deslocamentos para outras regiões e fortaleça nossos comerciantes que são aqueles que geram os empregos da maioria dos insulanos.  

A guerra e o coronavírus vão acabar, mas precisamos manter nossas atividades econômicas prosperando para o nosso próprio benefício.