Opinião

Opinião - José Richard


15/04/2022 - Edição 2089

A Páscoa é uma das datas mais importantes para a humanidade. Relembra e comemora a ressureição de nosso senhor Jesus Cristo, o filho de Deus, a quem devemos o perdão de nossos erros. Afinal, não fosse o sacrifício Dele na cruz, e a cada gota de sangue derramado em favor dos seres humanos, a população mundial ainda carregaria a condenação e o peso dos pecados, hoje perdoados pelo arrependimento sincero. 

Esse domingo de Páscoa é a oportunidade para uma reflexão pós-pandemia. Afinal, há dois anos estamos sofrendo com essa doença destruidora que atingiu toda humanidade e já causou cerca de 18 milhões de mortes em todo o planeta. O ser humano não imagina sua própria fragilidade e alguns desprezam cuidados mínimos com a saúde e não se importam com a própria vida. Dizem que não têm medo da morte, mas, acho que falam por absoluta incapacidade de entender que vão fazer falta aos seus familiares e amigos, gerando sofrimento e tristeza.  

Temos que valorizar a vida e aproveitar a nossa existência na terra com saúde. Precisamos nos cuidar, evitar doenças contagiosas e riscos desnecessários, pois já bastam os problemas que surgem do nada. Certamente Deus nos criou para aproveitarmos as delícias da vida na Terra sem sofrimento e dor. Mas precisamos ter cuidados cada vez maiores, pois ações inconsequentes do homem tornaram nosso planeta doente pela absurda contaminação das águas dos rios e do ar, elementos vitais para a sobrevivência humana.  

Por outro lado, como pecadores racionais, precisamos ter a consciência de que a data da comemoração da ressureição de Jesus Cristo é a oportunidade e um momento de alegria que nos lembra para agirmos com mais bondade com as outras pessoas. Nossas palavras e ações precisam ser sempre edificantes objetivando agregar boa fé, honestidade, solidariedade, caridade e bom caráter.  

Se alguém escorregou, por ingenuidade ou estupidez, é bom reconhecer logo o erro e arrepender-se de modo verdadeiro, para zerar a condição espiritual e estar apto para o julgamento final que a cada dia está mais próximo.  

Acredito que o domingo de Páscoa deve ser comemorado com alegria, entre presentes e ovos de pascoa, mas, principalmente lembrado e vivido como uma oportunidade de alinhamento efetivo das boas ações com o que pensamos e dizemos. Feliz Páscoa!!!