Opinião

Opinião - José Richard


01/04/2022 - Edição 2087

Enquanto alguns de nós reclamamos do ônibus que costumam demorar para chegar, os moradores de Tubiacanga sofrem em ter apenas duas viagens diárias da linha 922 que serve o bairro. As viagens são às 5h e 6h, e nada mais. Os alunos e trabalhadores precisam se virar para chegar à escola e no trabalho. Durante o dia e à noite não existe nenhuma outra viagem de transporte público, e os moradores precisam se virar para voltar às suas casas. 

A situação é um transtorno diário para vida de quem mora em Tubiacanga, um bairro bucólico e simples, praticamente isolado do restante da Ilha do Governador, cujo acesso é feito através de uma única via onde falta iluminação e conservação.  

É difícil entender porque as empresas de ônibus não sofrem rigorosas fiscalizações dos órgãos públicos, devido aos péssimos serviços que muitas vezes prestam à população. Não acredito que fazer apenas duas viagens de ida no início da manhã, esteja no contrato da empresa Paranapuan com a prefeitura, órgão público responsável pelas concessões na cidade. Então, porque as empresas continuam a operar irregularmente sem um controle que as obriguem a atender bem a população, transportando com segurança e eficiência os passageiros entre os bairros da nossa região e da cidade.  

A falta de mais horários dos ônibus durante o dia e à noite é motivo diário de revolta dos moradores de Tubiacanga que, como eu, não entendem o silêncio das autoridades em não protegê-los no seu direito de ir e vir. É inadmissível que esse quadro continue assim e a solução deve ser urgente, pois já se estende há muitos meses, sem absolutamente nenhuma ação.  

É uma vergonha!