Opinião

Opinião - José Richard


04/03/2022 - Edição 2083

De tempos em tempos o assunto da emancipação da Ilha do Governador torna a ser agenda de conversas entre os moradores e algumas lideranças. Óbvio que essas lideranças, seriam os mais prováveis vereadores e de modo legítimo, pois cada um deles representa uma comunidade da região cuja população por si só representa uma pequena cidade pela quantidade de habitantes e pelo acúmulo de problemas que não são resolvidos há décadas, como o esgoto a céu aberto ou escorrendo pelas vielas e ruas. 

As frustrações dessas comunidades certamente elegeriam quase todos os seus líderes como seus representantes na esperança que as transformações de fato acontecessem. E com a prefeitura com sede na Ilha, o prefeito e secretários teriam dificuldades em não atender as reivindicações locais, justamente porque todos seriam moradores da Ilha do Governador, região onde todos se conhecem e a cobrança seria muito maior. Por outro lado, todos equipamentos e máquinas da prefeitura estariam na própria Ilha. Por exemplo, a velocidade entre a identificação de um problema, o planejamento e a realização de uma obra seja absurdamente muito menor, pelo simples fato que todos os órgãos municipais teriam autonomia maior para rápidos deslocamentos na própria região. 

Embora sejam muitas e relevantes as vantagens de um suposto território da Ilha do Governador transformar-se num município, o momento, sobretudo depois dessa cruel pandemia que abalou muitas famílias e negócio, é de união dos moradores, empresas e instituições alertando os órgãos públicos, principalmente os do município, que são aqueles cujas responsabilidades afetam mais diretamente a qualidade de vida de todos nós, como o cuidado das praças, limpeza das ruas, iluminação pública, mobilidade urbana e outras responsabilidades que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores, de modo que possamos transformar a região num modelo de excelente qualidade de vida e extraordinário desenvolvimento sem as frustrações de apenas mais uma região da zona norte. A Ilha quer fazer a diferença!